Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Agências independentes dominam palco, nesta quarta
No segundo dia de conferências do El Ojo de Iberoamérica 2013 quatro representantes de agências latinas independentes estiveram no palco, para compartilhar seu modelo de negócio e sua forma de disputar espaço no mercado publicitário.
Pablo Gil, sócio e fundador da agência Coupé, Fernando Campos, sócio e diretor geral de criação da Santa Clara, Juan Manuel Papón Ricciarelli, sócio e fundador da DON, e Juan Carlos Gómez de La Torre, presidente e diretor geral de criação da Circus Peru, falaram, por 30 minutos cada, sobre como estão posicionadas suas agências independentes.
Pablo Gil, que posiciona sua agência como "de ideias para a era digital", em função do que ele chama de "mudanças profundas na publicidade em função do surgimento dos novos canais de comunicação", disse que para ele a palavra mais valiosa na publicidade é IDEIA. Afinal, são as ideias que geram audiência e é a audiência o motor da indústria. Ele esplanou a seguir sobre o conceito de "Ideiaudiência" e avaliou o impacto das redes sociais no mercado, nos dias de hoje, e o quanto esses novos canais estão trazendo mudanças à forma de se fazer publicidade. Mudanças essas que tendem a se aprofundar, segundo ele. Comentou também sobre a necessidade das marcas estarem presentes nestas novas plataformas.
Fernando Campos apresentou a palestra Santa Clara, a aventura de ser independente no Brasil", destacando pontos que formam algo como um 'manual da agência independente" e que têm pontuado a trajetória de sete anos da empresa. Campos destacou a importância das independentes terem opinião, uma vez que a ausência nas independentes de chefes locais, globais, verticais, horizontais e, quiça, espaciais, permite que a agência emita, com muito mais liberdade, opiniões: "A independência é autoral. Abrir uma agência sem contas significa ter ideias antes de ter contas. E a ausência de dúzias de chefes, em uma agência independente, permite que se possa expressar opiniões sem se preocupar com o que diriam os chefes".
Campos também deixou claro que as independentes não têm opção: precisam fazer barulho e chamar a atenção e não podem errar. "Não temos contas milionárias e precisamos fazer mais com menos dinheiro, e sem margem de erro. Isso é assustador, mas aprendi que o perigo mora em ter medo, porque ter medo é algo paralisador".
Ele disse ainda que as independentes precisam ser ágeis e rápidas e, para ilustrar, contou um case que envolve o cliente Matte Leão, relacionado ao ator Tom Cruise, que bebeu um copo de Matte quando esteve no Rio para lançar um longa, em 2009. No lugar de fazer um anúncio de oportunidade, já que foto do ator com um copo de Matte na mão havia sido publicada em O Globo, a agência pediu 24 horas ao cliente e criou uma história que envolvia o leilão desse copo usado por Cruise, gerando mídia espontânea, não só no Brasil, mas mundo afora (veja o case aqui). Campos também falou sobre o lançamento da marca "Quem disse, Berenice", de O Boticário, que gerou trabalho anterior de planejamento da agência por mais de dois anos.
O terceiro conferencista do dia, "Papón", começou mostrando uma foto de seu avô e mencionou uma frase que ele lhe disse quando era criança: "Seu trabalho e seu hobby podem estar no mesmo lugar. O criativo destacou ainda que o vínculo criado entre agências e marcas não consiste em demonstrar que uma tem razão e a outra não, mas sim que ambas devem trabalhar em equipe para levar o melhor aos consumidores. Ele ressaltou também que o espírito independente deve existir antes de se criar uma empresa, deve existir dentro da pessoa que pensa em fundar uma agência nesses moldes, bem como deve estar na essência de quem vai trabalhar nesta empresa. DON, agência de "Papón", tem esse nome graças à certeza que seu dono tem de que todas as pessoas, objetos e marcas têm um dom e que o tempo para escutar, entender, pensar e trabalhar sobre esse dom é fundamental para que surjam boas ideias e se tenha êxito.
A palestra de Juan Carlos Gómez de La Torre, por fim, teve como tema "O criativo equivocado". Ele contou, passo a passo, o proceso de criação de uma idea. E concluiu: Não devemos temer.
Com infos do site oficial do festival.