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Rede social vai filtrar postagens repetidas e com cara de spam
O Facebook anunciou nesta quinta-feira (10) uma série de mudanças que prometem limpar os spams do feed de notícias.
A partir de agora, a rede social vai punir postagens de páginas que pedem para as pessoas interagirem aquelas do estilo se gostou, curte; se amou, compartilhe.
A empresa justifica que esse tipo de publicação força uma interação além da que aconteceria normalmente. Essa prática é chama de like-baiting ou isca para likes. O Facebook afirma que, em média, esse tipo de conteúdo é 15% menos relevante, segundo avaliações de usuários.
As postagens de conteúdo repetido também serão patrulhadas pelo Facebook, que justifica essa mudança dizendo que as pessoas tendem a considerar essas republicações menos relevantes. Testes iniciais mostraram que, com esse filtro, os usuários escondem o conteúdo publicado nas páginas 10% menos.
Postagens confusas, que tentam forçar o leitor a clicar no link para entender do que se trata, também serão punidas. O Facebook chama essa prática de spammy links. Segundo a empresa, são links que levam para páginas de anúncios ou assuntos repetidos.
Muitas empresas e marcas têm reclamado que o alcance orgânico de suas postagens (quando o Facebook mostra o conteúdo naturalmente para as pessoas que curtem a página) caiu fortemente. Um levantamento da agência Social@Ogilvy concluiu, após a análise de 106 páginas de grandes marcas, que o alcance orgânico das publicações caiu de 12,05% em outubro de 2013 para 6,15% em fevereiro deste ano.
De acordo com o autor do estudo, chegará o dia em que o alcance orgânico será zero e todas as páginas terão que pagar para mostrar seu conteúdo no feed de notícias de quem usa o Facebook.
Uma reportagem da Adweek publicada nesta semana mostra que, enquanto o alcance orgânico vem caindo, o custo para anunciar no Facebook cresceu 10% entre o último trimestre de 2013 e o primeiro de 2014.
Leia a matéria do Estadão na íntegra aqui.