arrow_backVoltar

Calendário Pirelli 2013

'Consciência social' em imagens de Steve McCurry

28.11.12


A 40ª edição do Calendário Pirelli, lançada na terça-feira (27), no Rio de Janeiro, conta com 34 imagens com verniz de "consciência social", feitas entre becos, comunidades e parques da capital fluminense, em maio deste ano.



O trabalho foi clicado pelo fotógrafo norte-americano Steve McCurry, conhecido por seus retratos em zonas de guerra, como o Camboja dos anos 1970 e o Afeganistão dos anos 1980.



McCurry escalou apenas modelos que desenvolvessem trabalhos de inclusão social ou tivessem laços com ONGs. E, na contramão da tradição do calendário, deixou-as vestidas dos pés à cabeça.



"A nudez teria desviado o trabalho de seu ponto central. Parecia mais apropriado que elas estivessem como você as veria se as encontrasse na rua", explica. "Mas a sensualidade vem à tona tanto quanto se elas estivessem nuas", diz McCurry.



Ao longo do calendário, o fotógrafo alterna ângulos fechados com panoramas em que modelos como Isabeli Fontana e Adriana Lima são um elemento a mais em cornucópias de composição que incluem transeuntes, grafiteiros, bondinhos de Santa Teresa e "pontas" de Marisa Monte e Sônia Braga.



E há ainda flagrantes da vida cotidiana carioca, do "mundo real" sem poses: lá estão os capoeiristas em roda, a feirante vaidosa, a bela que se exercita. São as "situações achadas" pelas quais o americano se diz fascinado.



Leia matéria da Folha na íntegra aqui.



Clubeonline. Há 10 anos, o que interessa em propaganda.


Calendário Pirelli 2013

/