arrow_backVoltar

Cannes Chimera

Os trabalhos selecionados

05.02.14


A organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes anuncia o resultado da seleção da terceira edição do desafio global de comunicação Cannes Chimera.



Oito projetos de diferentes países ao redor do mundo receberão prêmios de até US$ 100 mil. O briefing foi lançado durante a 60ª edição do Cannes Lions, em junho de 2013. A intenção é levantar conceitos de comunicação que possam fazer com que o público apoie o surgimento de uma agenda internacional, com o objetivo de garantir que a pobreza extrema seja praticamente eliminada até 2030.



No total, 900 ideias, de 79 países, foram recebidas em resposta ao briefing "Help Lead the Fight Against Extreme Poverty”. Os trabalhos inscritos passaram por um processo de julgamento, pelo Cannes Chimera, composto pelos vencedores de GP no Cannes Lions 2013.



Cada vencedor participará de um workshop de orientação, no próximo mês, junto aos membros do Cannes Chimera. Eles ainda podem conseguir uma proposta de financiamento adicional de até US$ 1 milhão para a implementação da ideia, por meio da Fundação Bill & Melinda Gates.



Nenhum projeto brasileiro foi selecionado.



Abaixo, os projetos vencedores:



• “The Share Exchange” by Dentsu, Young & Rubicam, Singapore

Os usuários do Facebook se tornam donos da mídia, permitindo que marcas comprem o seu espaço pessoal da rede social. O dinheiro pago pelas marcas é então oferecido a fundos criados para erradicar a pobreza extrema.



• “Good Cents” by Joe Public, South Africa

Criação de um botão ”Good Cents” na parte inferior de todos os extratos bancários online, que permitem aos usuários arredondarem seu saldo bancário e doarem seu excedente de centavos para um fundo específico com apenas um clique.



• “The GAP index” by venturethree, United Kingdom

Desenvolvimento do "Global Anti Poverty Index" (GAP), primeiro medidor global da pobreza extrema a ser executado em todos os principais meios de comunicação do mundo. 



• “The Act Button” by Naked Communications, Australia

Em parceria com um dos principais fornecedores de notícias online, o botão denominado “Act Button” pode ser ativado depois de uma notícia relacionada a extrema pobreza, permitindo ao usuário compartilhar soluções positivas que poderiam desempenhar um papel na mudança do resultado de uma determinada notícia.



• “$1.25 cube experience” by JWT, Israel

Criação de um cubo de experiência multissensorial com "pay-to-enter", para engajar as pessoas no mundo ocidental envolvidas na luta pela vida daqueles que vivem em extrema pobreza.



• “Gamers VS Poverty” by DFCB Digital, The Philippines

“The Gamers for Poverty” fornecerá aos usuários informações de conteúdo in-game com base em extrema pobreza - notícias, atualizações de itens, informações ligadas ao jogo e à pobreza. Os gamers podem se tornar heróis dentro e fora do ambiente do jogo. 



• “One Two Five” by PHD International, United Kingdom

Criação de um código reconhecido internacionalmente para assinalar a pobreza extrema, que tem a capacidade de transcender linguagens e fronteiras. Como os números 911 ou 999 de emergência, o #125 será reconhecido como representante da pobreza extrema em todo o mundo. 



• “We See Women” by Vital Voices Global Partnership, USA

70% das pessoas que sofrem com a pobreza extrema são mulheres e meninas e há um viés cultural subjacente que relega as mulheres e meninas ao status secundário ou pior. Ao aproveitar as informações estratégicas disponíveis via Big Data, esse projeto tem como objetivo difundir histórias de mudanças de percepção sobre mulheres em lugares onde elas são marginalizadas e onde os canais de comunicação de massa existentes não chegam.



Outras informações no site do Cannes Chimera.



Todas sobre Cannes, aqui.


Cannes Chimera

/