Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Itaú anuncia mudanças em sua direção
Foi anunciada nesta quarta-feira (20) uma reestruturação na direção do Itaú. A principal novidade é uma proposta de mudança de estatuto que, na prática, permitirá que Roberto Setubal permaneça no comando da instituição por mais quatro anos.
Atualmente, as regras do banco definem que os principais executivos têm de se aposentar compulsoriamente aos 60 anos. Setubal está com 58.
A proposta prevê que o presidente da Itaú Unibanco Holding, que controla toda a instituição, possa ficar no posto até os 62 anos. Hoje, Setubal acumula esse cargo com a presidência do banco de varejo. Em 2015, ele deixará a liderança da área de varejo, mas permanecerá à frente da holding.
A partir desse momento, o Itaú passará a ter um diretor geral de varejo e um diretor geral de atacado. Atualmente, a estrutura é diferente. Tanto o varejo quanto o atacado têm presidentes próprios - Setubal e Cândido Bracher, número 1 do Itaú BBA.
A alteração do estatuto terá de ser aprovada pelo Conselho de Administração, em reunião marcada para 19 de abril. Mas trata-se apenas de uma formalidade, visto que a mudança é certa.
Entre as várias novidades, anunciadas pelo próprio Setubal ao primeiro escalão do banco, está a saída do vice-presidente Marcos Lisboa, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda na gestão de Antonio Palocci.
Lisboa deve retornar para a vida acadêmica, provavelmente em posto de comando de uma faculdade voltada para a formação de profissionais da área econômica. Um dos segmentos que estavam sob o guarda-chuva de Lisboa - seguros - passará para o vice-presidente Márcio de Andrade Schettini. Ele agora será responsável por cartões, financiamento de veículos e crédito imobiliário, além da seguradora.
Quem também assume mais responsabilidades é o vice-presidente José Castro Araújo Rudge. Ele cuidará da parte de compras, além do que já comandava: recursos humanos, marketing, eficiência e comunicação.
A diretora executiva Claudia Politanski, responsável pela área jurídica, foi promovida a vice-presidente e ocupará uma das cadeiras do comitê executivo do banco. Outro que ingressa no comitê e também foi promovido a vice-presidente é Caio Ibrahim David, que comanda a área de finanças e passa a acumular a liderarança da parte de controladoria.
Foi anunciada ainda a transferência da área de médias e grandes empresas para o Itaú BBA, o banco de atacado do grupo. O segmento de empresas de micro e pequeno porte fica na estrutura de varejo.
Leia matéria do jornal O Estado de S.Paulo na íntegra aqui.