arrow_backVoltar

Verdades e Mentiras

Trabalhos de Leonilson em mostra

05.08.14


Trabalhos dos 10 últimos anos de vida do artista José Leonilson Bezerra Dias (1957-1993), conhecido como Leonilson, podem ser vistos até o dia 30 de agosto na Galeria Superfície, na região dos Jardins, em São Paulo.



A mostra “Leonilson: Verdades e Mentiras” tem texto e curadoria da artista Leda Catunda, amiga do artista, e reúne obras como desenhos, pinturas, aquarelas e esculturas, garimpadas em coleções particulares, entre elas, algumas nunca exibidas ao público.



Por conta da convivência com a Aids, os últimos anos da vida de Leonilson foram marcados por um sentido de vulnerabilidade humana e pela possibilidade de transcendência, fatores que se fazem presentes em sua produção artística.



“A Aids o trouxe não para a margem mas para o centro da questão. O seu trabalho, em grande parte, sempre esteve envolvido com o sentido do ser, com sua identidade e com o exercício pleno da vida. Nesta etapa final da carreira, no entanto, seu interesse concentra-se na questão do corpo, do seu próprio corpo, feito metáfora, buscando, por meio da arte, alguma possibilidade de transcendência", escreveu o curador Ivo Mesquita, no livro “Leonilson: use, é lindo, eu garanto”.



Serviço:



Leonilson: Verdades e Mentiras



Curadoria de Leda Catunda



Data: até 30 de agosto



Local: Galeria Superfície



Rua. Oscar Freire, 240 / Jardins / Terça a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h. 


Verdades e Mentiras

/