arrow_backVoltar

Festival do CCSP 2014

“Viral é o conteúdo que conecta pessoas por uma emoção”, diz CEO do BuzzFeed

21.09.14


Em painel oferecido pelo Google, o sócio-fundador do Porta dos Fundos e do Kibe Loco, Antonio Tabet, subiu ao palco da Sala Your Mamma no primeiro dia do Festival CCSP para entrevistar o CEO do BuzzFeed e co-fundador do The Huffington Post, Jonah Peretti.



Especialista em conteúdo viral, Peretti afirmou que um conteúdo viralizado é praticamente uma fofoca: “Alguém solta a notícia, ela se espalha rapidamente, todo mundo fica sabendo e, no fim, ninguém lembra ao certo de onde aquilo veio”, explicou. Dessa forma, o que torna algo viral é a capacidade de as pessoas se identificarem com o conteúdo apresentado. “O viral é o conteúdo que conecta pessoas por uma emoção, seja ela qual for. As pessoas têm a necessidade de se sentir próximas umas às outras; quando elas assistem ou leem algo que revele mais sobre elas mesmas ou que seja popular entre seu círculo de amizades, elas irão compartilhá-lo”, assegurou Peretti.



O CEO do BuzzFeed falou ainda sobre a importância de entender as plataformas digitais como uma mídia tão importante quanto os meios tradicionais. Segundo ele, há cerca de três ou quatro anos, o horário de pico de compartilhamento de conteúdo em redes sociais era ao meio do dia, quando a pessoa “escapava” do trabalho para interagir com seus amigos; agora, esse movimento ocorre no mesmo horário nobre da TV. “Antes, mudava-se de canal enquanto passavam os comerciais. Agora, basta pegar o celular e buscar na hora o que se quer ver, com quem se quer falar. Daí a necessidade de produzir conteúdo cada vez mais relevante, seja ele publicitário ou não”, explicou.



Tabet, que irá apresentar nova série do YouTube, chamada View Busters, onde entrevistará nomes do mercado publicitário, aproveitou o tema para brincar com quem cria publicidade para ser exibida na plataforma de vídeos, formato nem sempre popular entre os usuários. “No programa, vou falar apenas com os criadores dos comerciais do YouTube que ninguém pula depois que acabam os cinco segundos”, disse, arrancando risos da plateia.



“Daí a necessidade de produzir conteúdo cada vez mais relevante, seja ele publicitário ou não”, reforçou Peretti, acrescentando que as redes sociais são, atualmente, canais fundamentais para mensurar o sucesso de uma campanha online “75% do tráfego do BuzzFeed, por exemplo, vem de mídias sociais”, revelou. “Se as pessoas que tiveram acesso primário ao seu conteúdo não forem impactadas de forma positiva, elas não irão compartilhá-lo e, consequentemente, ele não irá alcançar quase ninguém. Isso gera, de fato, uma pressão muito grande”, destacou.



Peretti afirmou ainda que acredita que a facilidade de comunicação entre pessoas de diferentes países e os diversos canais a disposição delas deve fazer com que os conteúdos se tornem cada vez mais globais, com linguagem imagética tão importante quanto a oral ou a escrita. “Quando criamos algo, temos que ter em mente que pessoas do mundo todo estarão vendo. Tudo se espalha muito rapidamente, e isso nos dá uma responsabilidade muito grande”, refletiu, acrescentando que as agências não podem garantir a seus clientes a produção de um viral. “Não há como prever. As marcas devem ter a consciência de que devem apostar na produção digital de forma contínua para que, eventualmente, com uma ideia boa e um pouco de sorte, esse conteúdo se torne viral”, aconselhou.



Por Mariana Barbosa



Serviço:

Festival do Clube de Criação de São Paulo

Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)

Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo

Dúvidas: 55 11 3030-9322

ccsp@ccsp.com.br

www.festivaldoccsp.com.br


 


Festival do CCSP 2014

/