arrow_backVoltar

Ron Mueck

Figuras humanas hiper-realistas agitam o MAM do Rio

26.03.14


Até o dia 01 de junho poderá ser visitada exposição de Ron Mueck, escultor australiano hiper-realista, de 56 anos, que trabalha na Grã-Bretanha e utiliza efeitos especiais cinematográficos para criar obras de arte.



As exposições do singular artista costumam atrair quantidade bastante alta de visitantes: foi apreciada em Paris por 400 mil pessoas e em Buenos Aires por 180 mil.



No Rio, a mostra reúne trabalhos recentes do escultor, no Museu de Arte Moderna. O MAM aposta nas obras hiper-realistas do artista para bater seu recorde de visitação, que remonta a 1999: o museu espera receber 220 mil pessoas até junho. Em 1999, Picasso trouxe 280 mil pessoas ao MAM, em quatro meses.



As esculturas de Mueck são feitas de resina, fibra de vidro e silicone. A escala varia: nesta mostra, a maior é de um casal de idosos sob uma guarda-sol, na praia, com dois metros de altura. A menor tem 65 centímetros e mostra namorados jovens, em pé na rua.



Veias, rugas, flacidez, poros, cabelos, pelos, unhas, marcas de expressão. Toda a anatomia humana é meticulosamente cuidada pelo escultor, que trabalha com poucos assistentes em seu ateliê, ao Norte da capital inglesa.



Na exposição, a figura que está em um barco à deriva é o pai do artista. Em outra escultura, de um rosto deitado, o próprio Mueck está retratado.


Ron Mueck

/