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Estudo

JWT investiga aceitação de casais LGBT em campanhas

18.09.14


Peças publicitárias com casais ou personagens gays são melhor aceitas hoje em dia? Segundo levantamento especial da JWT Brasil, a resposta para essa pergunta é no mínimo ambígua. De acordo com o estudo “Inclusão LGBT – visão do consumidor”, apresentado pela agência nesta semana, 77% dos entrevistados dizem não se importar se as pessoas em anúncios são gays ou héteros. Porém, na pergunta seguinte, apenas dentro desse universo, 75% consideram que a maioria das pessoas preferiria não ver casais formados por pessoas do mesmo sexo nesse tipo de trabalho.



“O brasileiro médio é tolerante e inclusivo no discurso, mas na prática, duvida”, analisa Fernand Alphen, CSO (Chief Strategy Offcer) da JWT.



A pesquisa foi realizada durante o mês de julho, tendo como objetivo central identificar a percepção dos consumidores brasileiros em relação à publicidade LGBT. Entre outros dados, o estudo indica que, para 81% dos respondentes, marcas que usam casais do mesmo sexo em anúncios são corajosas. Do total, porém, 52% acreditam que a utilização de casais gays é apenas uma tentativa de se promover.



“Sou contra o casamento homossexual”, “É uma situação antinatural” ou “Não tenho preconceito com casais do mesmo sexo, porém acho exagero explorar essa condição em publicidade” são algumas das frases ditas por 21% dos participantes que se mostraram críticos ao assunto ao ter sua opinião solicitada.



“O Brasileiro tem muita dificuldade de expressar-se com honestidade quando confrontado a perguntas polêmicas. Ele declara intenções politicamente corretas com muita segurança mas sempre crê que os outros são mais caretas do que ele. O que no fundo é uma confissão disfarçada” complementa Fernand. O executivo salienta, porém, que as percepções do mundo estão mudando muito rapidamente e que terão mais êxito aquelas marcas que souberam se antecipar, como já acontece em outros países onde esse mesmo estudo foi realizado.

 


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