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Crianças dispostas a falar sobre marcas na web
O Cartoon Network apresentou essa semana resultados do estudo "Kids Experts 2011", que buscou identificar o impacto da internet e das redes sociais na vida de crianças, adolescentes e adultos.
Segundo Renata Policicio, gerente de pesquisa da Turner, pela primeira vez, a pesquisa abordou também adultos para poder entender as diferenças e fazer comparações. Um dos insights analíticos é que as atividades online refletem as necessidades off line. As crianças buscam em primeiro lugar a diversão e os adolescentes, a socialização, explica Renata, citada pelo Tela Viva.
A principal atividade das crianças na web são os jogos (92%). Já os adolescentes gostam de ouvir música (81%) e os adultos, comunicam-se por e-mail (89%).
O estudo apurou ainda que crianças e adolescentes estão dispostos a comentar sobre marcas e produtos na web, principalmente quando estas marcas têm alguma relevância para a popularidade deles.
Entre as crianças entrevistadas, 24% afirmam dar opinião sobre os produtos e marcas na internet. Destes, 13% usam tanto para reclamar quanto para elogiar, 1% para reclamar e 10% só para falar bem. Entre os adolescentes, a porcentagem salta para 42%.
Sobre os hábitos de consumo, as crianças, embora não estejam acostumadas a efetuar compras, costumam fazer pesquisas sobre o que pedir aos pais na web; 22% dos adolescentes já compram online e, entre adultos, a adesão às compras online chega a 44%.
As redes sociais têm alta adesão de crianças (88%) e adolescentes (95%).
Os brasileiros e venezuelanos são os mais conectados.
A pesquisa foi feita no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Venezuela com crianças de 6 a 12 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 49. Foram feitas 3750 entrevistas online na América Latina (750 só no Brasil). Na fase qualitativa foram realizadas entrevistas com 16 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos das classes A e B.