arrow_backVoltar

Balanço / Smartphones

Samsung torna-se maior fabricante do mundo

16.11.11

A Samsung se tornou a maior fabricante de smartphones do mundo no último trimestre. Já a participação do sistema Android no mercado passou dos 50% pela primeira vez, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) pela consultoria Gartner e citada pelo IDG Now!.


As vendas mundiais de smartphones alcançaram a casa dos 115 milhões no terceiro trimestre deste ano, aumento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado.


No entanto, as vendas de smartphones diminuíram em comparação ao segundo trimestre de 2011, em consequência da situação econômica no mundo e dos consumidores esperarem por novos modelos no mercado, incluindo o recém-lançado iPhone 4S, aponta a analista principal da Gartner, Roberta Cozza.


A Samsung tornou-se a número um do mundo pela primeira vez no segmento após vender 24 milhões de smartphones no trimestre, número três vezes maior do que havia vendido no mesmo período do ano passado.


O suporte da Samsung para o Android, e a disponibilidade de uma ampla variedade de smartphones de baixo custo rodando o sistema, ajudaram o Android a abocanhar 52,5% do mercado. Isso significa que 60,5 milhões de smartphones baseados nas várias versões do sistema foram vendidos no período.


No mercado mundial, a Nokia continua sendo a segunda maior fabricante e seu sistema Symbian ocupa o mesmo lugar no ranking dos OS móveis. Para conseguir essa marca, foram vendidos 19,5 milhões de smartphones Symbian, dando ao sistema 17% do mercado – os aparelhos com esse sistema ainda são populares na Europa Oriental, Oriente Médio e Ásia.


A Apple vendeu cerca de 17 milhões de iPhones no terceiro trimestre, um aumento anual de 21%, mas cerca de três milhões abaixo dos números registrados no segundo trimestre deste ano.


A queda pode ser explicada por muitos usuários terem esperado o lançamento do iPhone 4S, o que só aconteceu em outubro. A Apple continua sendo a terceira maior fabricante do mercado.


Além dos smartphones, as vendas mundiais de todos os tipos de celulares totalizaram 450 milhões de unidades no terceiro trimestre, aumento de 5,6% em relação ao mesmo período de 2010. As cinco maiores fabricantes são Nokia, Samsung, LG Electronics, Apple e ZTE.

Balanço / Smartphones

/