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Índia

País tem + jornais que EUA e China juntos

01.02.11

A Índia já tem mais jornais que EUA e China juntos. Seus 2.700 títulos representam 40% mais publicações que em 2005.

A publicidade cresceu 45% em 2010 e o faturamento médio teve incremento de 13% nos últimos cinco anos e chegou a US$ 3,8 bilhões (em 2014, deve saltar para US$ 6 bilhões), informa a Folha de S.Paulo.

"A renda e a alfabetização da população estão subindo e ler jornal dá um status que a TV não dá", diz Siddarth Varadarajan, editor-chefe do The Hindu, terceiro maior diário do país.

O analfabetismo na Índia ainda é de 37% (no Brasil, é de 9,5%) e 20% são analfabetos funcionais. Mas, há 30 anos, 70% dos indianos eram analfabetos. O PIB do país cresceu 2,5 vezes na última década. Só os 20 maiores diários vendem 40 milhões de exemplares por dia.

O potencial atraiu investidores internacionais. O tabloide britânico "Daily Mail", por exemplo, criou sua versão indiana em parceria com o grupo local India Today, com investimento de US$ 15 milhões. Com 48 páginas, em inglês, tem uma tiragem diária de 200 mil exemplares.

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