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Marketing industrial cresce 40%
A crise financeira global alavanca, curiosamente, alguns mercados específicos. É o caso da área de marketing industrial, que representa cinco vezes o Produto Interno Bruto (PIB). O setor cresceu 40% em 2008, comparado a 2007. E a previsão é que haja um incremento de 20% nos orçamentos destinados à área em 2009.
Segundo a Escola de Marketing Industrial (Emi) e o Instituto de Marketing Industrial (Imi), esse tipo de marketing acontece quando, por exemplo, a fabricante de automóveis Volkswagen precisa realizar ações voltadas aos seus fornecedores, redes de varejo e comércio automotivo online, além de olhar para o próprio consumidor final.
De acordo com o presidente das entidades, José Carlos Teixeira Moreira, a crise financeira acaba contribuindo para os novos investimentos. "Agora, a crise começa a contribuir com o marketing industrial porque estimula as empresas a se aproximarem mais dos clientes leais e dos bons fornecedores, promovendo alianças de sustentação da cadeia de valor", avaliou.
De acordo com ele, as empresas e as instituições que mais investiram em marketing industrial em 2008 foram aquelas que "têm forte compromisso com o futuro, como as de serviços de apoio às indústrias e de bens industriais, fundamentais para o desenvolvimento, de logística e de energia, além de outras ligadas ao uso responsável de recursos de um modo geral", observou.
Dos projetos novos na área de marketing industrial no Brasil em 2008, 60% são brasileiros e 40% de empresas internacionais no país. Antes, 80% eram internacionais.
"Os brasileiros não tinham acordado para abordagem mais moderna de marketing. O sistema de gestão das empresas foi desenhado com base na desconfiança. Um fabricante de toalhas precisa ajudar o hotel a ter mais hóspedes. Isso é marketing industrial, sem propaganda", exemplificou Moreira.
Leia matéria do DCI na íntegra aqui.