arrow_backVoltar

Sem direito autoral

Popeye é de domínio público na Europa

05.01.09

Setenta anos após a morte de seu criador, Elzie Segar, os desenhos do marinheiro Popeye se tornaram de domínio público na Europa. A informação é do jornal britânico "The London Times".


De acordo com a reportagem, os desenhos do personagem perderam seus direitos autorais no primeiro dia de 2009, e agora podem ser usados por qualquer pessoa sem que seja necessário o pagamento de taxa ou autorização prévia.


A reportagem ainda explica que, embora a Europa proteja os direitos de uma obra por 70 anos após a morte de seu criador, a política norte-americana é diferente e, por lá, os desenhos de Popeye estarão protegidos até 2024.


De acordo com o texto, o marinheiro Popeye apareceu em diversas histórias em quadrinhos, desenhos animados, jogos, filmes e propagandas desde que foi criado, em 1929, e gerou cerca de US$2,2 bilhões (cerca de R$ 5 bilhões) em vendas anuais.


"Popeye é um dos primeiros desenhos famosos do século 20 a perder seus direitos autorais", disse Mark Owen, um especialista em propriedade intelectual, ao jornal.


As infos são da Folha Online


Comentários

Jmuskitu -
  E no Brasil? Posso usar a figura do Popeye livremente?


Alex Moura - Pela lei brasileira também entrou em domínio público, mas vale ressaltar que apenas os quadrinhos e animações antigas entraram em domínio público, e o mais importante é que a marca Popeye contiua válida e ativa globalmente em posse da King Features dos EUA. Ou seja, na prática nada muda quanto à exploração do personagem.


 

Sem direito autoral

/