Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Sobre San Sebatián (por Miguel Bemfica)
Sempre ouvi falar muito bem do Festival de San Sebastián. O famoso Sanse. Dizem que é um festival muito internacional, onde se vê o melhor da criatividade dos países hispânicos. Que a cidade é muito bonita, bem mais bonita dizem, que a famosa Cannes. Que se come muito bem, só tem gente fina e todos se divertem muito nestes dias.
Mas como eu vivia no Brasil, tinha que escolher entre Cannes e outros. Então, Sanse ficava sempre em segundo plano. Ano que vem vou. Quem sabe, no outro. E depois Sanse ficava como aquela espanhola linda que você vê no aeroporto e nunca tem coragem de dizer hola, que tal?
Este ano tive um pouco mais de sorte. Como estou vivendo aqui na Espanha e tenho San Sebastián pertinho, esta experiência cai como uma luva. Um jornal me perguntou como eu via este festival. Bom, minha ideia para este primeiro ano é muito simples: vim a Sanse com o olhar de um estagiário. Penso que é uma boa maneira de ver as coisas. Talvez, a única.
Cheguei um dia antes para ser o primeiro a ver as peças. Trouxe meu Moleskine de tantos anos de luta e anotações mil. Trouxe nossa lista de clientes e tentarei ver como se comportam seus concorrentes. Como conheço pouca gente, poderei fazer esta tarefa de casa com calma nos primeiros dias (um estagiário tem poucos amigos, né?).
Estudarei como trabalham as marcas deste país, tentarei conhecer o melhor da publicidade española, os truques que eles fazem para ganhar os prêmios (sim, sou estagiário, pero no tonto), sentirei aquela inveja buena onda de quem sobe no palco para pegar os troféus, assistirei à palestra do nosso chefe máximo aqui na JWT, Fernando Vega Olmos, entre outras coisas.
Para ter tempo de fazer todas essas coisas, comerei pintxos. São rápidos e dizem que são uma delícia em Sanse. Hei, não esqueça que aqui fala um estagiário.
Farei planos para o ano que vem e levarei de volta à minha agência. Contarei aos amigos de lá. Criativos, planners, atendimentos, a recepcionista. Um estagiário está sempre um pouco mais deslumbrado que os outros.
Depois, tentarei fazer amigos, claro. Desde outros estagiários daqui da Espanha até os altos cargos diretivos e os peixes gordos do mercado. E na volta tentarei puxar o saco do meu chefe, Miguel Bemfica. Vamos ver o que ele me diz disso.
Miguel Bemfica
Director General Creativo da JWT Delvico
e fundador da Escola Cuca
O El Sol (www.elsolfestival.com), em sua 34ª edição, começou no dia 28 de maio e segue até este sábado - 30/05
Comentários
Kairós - Demais! Deu uma identidade super nobre e guerreira ao estagiário e uma ótima impressão sobre o jeito "eterno-aprendiz" de viver.