arrow_backVoltar

Polêmica

Novela inglesa terá personagem muçulmano gay

29.05.09

Uma das novelas mais populares da TV britânica, "EastEnders", que está no ar há 24 anos, terá um personagem muçulmano gay.


Na trama, o personagem Syed Masood, interpretado pelo ator Marc Elliott, irá se apaixonar por um homem que é abertamente gay e os dois devem se beijar em uma das cenas da novela.


Os capítulos devem ser transmitidos pelo canal de televisão BBC 1 no próximo mês, mas o anúncio da nova trama já causou polêmica.


Para Asghar Bokhari, da ONG Comitê de Assuntos Públicos Muçulmanos, "a novela perdeu uma oportunidade de apresentar um personagem muçulmano 'normal' e amigável ao público britânico".


"A comunidade muçulmana merece um personagem que a represente para o grande público porque a islamofobia é intensa atualmente", disse Bokhari.


O produtor executivo da série, Diedrick Santer, defendeu a trama e afirmou que é importante que a novela trate de assuntos que reflitam a vida real.


Yusuf Wehebi, da ONG Imaan, que dá apoio a homossexuais muçulmanos, acredita que a rede de televisão foi "corajosa" em levantar essa questão social na trama da novela.


"Já está na hora de a minoria invisível se tornar uma minoria visível", disse Wehebi.


"É completamente possível ser muçulmano e gay e há muitos de nós na Grã-Bretanha", afirmou.


Com informações da BBC Brasil, leia aqui.

Polêmica

/