Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Logo gera polêmica na internet
O logotipo da Olimpíada de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro, foi apresentado na última sexta-feira (31) durante festa de reveillon na Praia da Copacabana (RJ).
Criado pela carioca Tátil Design, de Fred Gelli (que já foi jurado na categoria Design do Cannes Lions), o símbolo representa três figuras humanas - nas cores azul, amarelo e verde - unidas pelos pés e pelas mãos, formando o Pão de Açúcar (entenda melhor aqui).
Após o lançamento, o logo gerou polêmica na internet. Blogs e mensagens no Twitter destacavam semelhanças entre a marca olímpica do Rio e o símbolo da Telluride Foundation, instituição filantrópica dos EUA.
O idealizador da marca, Fred Gelli, disse à Folha.Com que o Comitê Organizador do Rio-2016 e o COI (Comitê Olímpico Internacional) se precaveram para evitar suspeitas de plágio.
"O Comitê Rio-2016 e o COI realizaram extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na do Rio-2016. E avaliaram que as marcas encontradas não apresentavam conflito com a dos Jogos."
Os outros escritórios de design finalistas na disputa foram Brainbox Design, Dupla Design, Future Brand, Gad, Soter Design, Studio Lúmen, e Vinte Zero Um.
Comentários
Antônio Viviani - Pra mim, além de tudo o que já se falou (Matisse, ONG, Carnaval), só consigo enxergar um grande bico, uma grande chupeta. Aliás, vem a calhar já que o evento servirá para muitos mamarem. #Chupetão2016
Toni Valente - Sabemos que as referências estão por aí, em todo canto e pode até não representar conflito de acordo com o COI, mas a primeira impressão é a que fica.
Leandro Sabino - Já era de se esperar por estes comentários. Sabemos que os profissionais envolvidos são sérios e muito competentes; não estragariam suas imagens plagiando um logotipo. Ainda mais se tratando de um trabalho tão relevante como este. Penso que devemos elogiar o trabalho. E elogiar muito.
Andre Lopes - Na boa, o logo criado pela Tatil tem muitos elementos pertinentes ao tema para ser uma chupada. Sempre criaremos algo que se parece com outro, pois já vimos e já faz parte do nosso repertório. Pensar na forma 3d como fizeram, incorporar o Pão de Açucar na forma... isso requer estudo e não acho que foi uma chupada, não. Abs.
Guilherme Nunes - Resumindo, é isso aqui: http://twitpic.com/3mg2vx
Alex Ribeiro - Críticas sem argumentos só provam que a inveja é maior do que a razão. A marca tem seus méritos e comparadas com os últimos logotipos das olimpíadas, é uma das melhores. Ponto para Tátil e uma vaia para os invejosos.
Paula Zago - Realmente, o logo é bem semelhante ao da instituição em relação as cores a a ideia da união. Bem que poderiam explorar melhor o símbolo do pão de açúcar, que na verdade, está bem confuso nesta representação. Sem contar que a impressão que dá é que a qualquer momento vão "arremessar" o indivíduo azul (famosa brincadeira infantil do "balança caixão")...
Fernando Gomes - Se fossem classificar toda ideia de bonecos dando as mãos como plagio não vai ter espaço para tanta acusação. Os bonecos sao bem diferentes e resultam em forma completamente diferente.
Durva Simão - Acho que não é exatamente polêmica que o logo está gerando, acho que está gerando é muita INVEJA. O logo é bom, é bonito, é bem feito! Parabéns a quem criou!!!
rui - olhem isso http://twitpic.com/3m8bfm
sonia regina piassa - Uma pena que a marca seja mesmo um plágio. O filme postado hj pela Conspiração para o lançamento da marca é genial, mas fica ofuscado diante da polemica. A originalidade das imagens do filme do Andrucha se sobrepõe a falta de originalidade da marca....Parabéns a equipe da Conspiração que mais uma vez deu show.
alexandre manisck - Foram quantas agências na concorrência? Alguém que está criticando ganhou? Bom, a Tátil ganhou e fez o seu trabalho. Parabéns Fred e equipe. Quem não fez, fica criticando aí sem uma marca de uma olimpíada no seu currículo.
Albino José Camargo - O conceito de bonequinhos coloridos de mãos dadas não é inovador. Abstrair desse conceito o Pão de Açúcar com uma bela harmonia visual, é inovador.
Milton Junior - Não vejo plágio na logo do Rio 2016, que aliás ficou linda, muito mais bonita que aquela do Pan 2007. Está a altura de um evento tão grandioso. Parabéns aos seus criadores.
Marco Aurelio - Oque me parece é que sempre que um trabalho brasileiro é bem feito, um grupo de pessoas corre atras de algo parecido para tentar ofuscar o merito. Parabens a Tatil e todos os envolvidos pois o trabalho é muito bom mesmo !
Antonio Correa - Parabéns para os criadores. Falar que é plágio é o mesmo que admitir a inveja. O Brasil precisa ter um pouco mais de orgulho do Brasil.
Al. José - Publicitário às vezes comete equívocos, principalmente por achar que ao acessar todos os sites de design e ver muitas imagens rapidamente, se torna especialista no assunto. Vá estudar, faça algo melhor e maior e depois tenha humildade de respeitar o trabalho alheio se este não lhe diz respeito algum.
Varandas - Logomarca maravilhosa.
Pedro Almeida - O logo é bonito, forte e com aplicações invejáveis... A escultura do logo mostra o quão fabuloso é esse trabalho... Qualquer comentário que desvaloriza o logo é fruto ou de inveja ou de falta de conhecimento em Design... carência mais que notável do mercado publicitário. Parabéns Tatil e sua equipe. Melhor logo olímpica desde Barcelona! Que venha o mascote!
bnovato - E ninguém se lembra que o logo do carnaval de salvador de 2004 também teve a mesma influencia: http://www.ovelho.com/files/blogs/user23828/fraude_bras.gif