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As marcas + lembradas pela classe média
Pesquisa realizada pela APPM (Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado) sobre a percepção da classe média alta paulistana sobre mercado de luxo mostra que, dentre as marcas que despertam o desejo de consumo desse público estão a Mercedes-Benz (24%) e a Ferrari (19%).
O estudo, realizado no mês de abril de 2010, entrevistou dois grupos qualitativos com homens e mulheres de 20 a 28 anos e de 30 a 50 anos de idade e 100 entrevistas quantitativas na cidade de São Paulo, com pessoas com renda acima de dez salários mínimos.
Pessoalmente, cada participante se referiu a um aspecto que considera seu luxo, variando desde usar um cosmético importado de determinada marca ou gastar com massagens até assistir um show no exterior, ir a um restaurante caro, fazer uma viagem para um lugar exótico ou ter condições de estudar com o apoio dos pais, destaca Rodrigo de Souza Queiroz, diretor de comunicação e marketing da APPM.
O estudo aponta que o conceito de luxo é variável - o que é luxo para uns não é para outros. Apesar das divergências, os entrevistados concordaram que carros importados, jóias, roupas, perfumes e algumas viagens podem ser considerados itens de "luxo".
Para as mulheres, perfumes e maquiagens são objetos cobiçados. Muitas apontaram os gastos com produtos importados como seu luxo. Entre os mais desejados estão os perfumes Chanel (19%), Giorgio Armani (6%) e Dolce & Gabbana (5%).
As marcas Louis Vuiton, Prada, Calvin Klein, Armani, Diesel, Dior e Lacoste foram as mais citadas pelos adultos. Já os jovens também citaram Zoomp, Cavaleira, Zara e algumas marcas alternativas da Rua Benedito Calixto, em São Paulo (SP).
De maneira geral, entre as marcas mais lembradas pelos entrevistados estão Chanel, com 16%, Giorgio Armani, com 10%, e Prada, com 7%.
As marcas de sapatos consideradas mais luxuosas foram Prada e Gucci, com 5% cada. Já os tênis, destaque para Nike, com 44%.
Viajar para lugares como Ilhas Fidji, Taiti, Indonésia, Dubai, Riviera Francesa, Ilhas Gregas e Escandinávia também é considerado luxo pelos entrevistados.
Nos últimos 12 meses, 68% dos entrevistados viajaram para o exterior. Os destinos mais escolhidos pelos entrevistados foram EUA e Buenos Aires, com 13% cada.
A boa gastronomia foi considerada tão simbólica quanto uma viagem. É luxo poder frequentar restaurantes como Dom, Jun, Antiquárius, Fasano, Sky, Fogo de Chão, Figueira Rubayat, Gero, Alfama e os da Rua Amauri.