Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Fato grave: Hyundai sofrerá 'divulgação pública'
O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) decidiu, em reunião ocorrida na semana passada, recomendar a advertência de "divulgação pública" à Hyundai, o que significa que se tornará público o fato de a empresa não seguir as recomendações da entidade com relação às suas campanhas publicitárias.
De acordo com o Conar, a punição ocorrerá por conta de dois aspectos recorrentes nas campanhas do anunciante. Primeiro, o uso de pesquisas atestando a superioridade da marca. O Conar havia recomendado, reiteradas vezes, que as fontes e as condições dessas pesquisas fossem explicitadas nos anúncios, o que não teria sido acatado por parte da montadora.
Segundo, o uso de marca de terceiros em termos comparativos nas campanhas da montadora. De acordo com o Conar, é possível citar marcas concorrentes em peças publicitárias, desde que haja "respeitabilidade e veracidade de informações", o que não estaria ocorrendo no caso de algumas peças da Hyundai, na avaliação do Conselho.
O Conar irá elaborar nos próximos dias um edital para "divulgação pública", que será enviado para os principais jornais brasileiros.
Além disso, as informações sobre a advertência à Hyundai serão repassadas para os veículos especializados em propaganda e marketing, com o intuito de divulgar a situação do anunciante ao mercado publicitário.
A advertência de "divulgação pública" é bastante rara na história do Conar. Em 12 anos, a entidade aplicou a pena apenas quatro vezes, uma vez que a punição só acontece quando o anunciante não acata as recomendações num prazo considerado "razoável" ou quando há um descumprimento rotineiro das sugestões do Conselho.
Como quase nunca as empresas anunciantes e as agências de publicidade deixam de seguir as recomendações do Conar, a "divulgação pública" não é nada usual.
Comentários
Pablo Souza - Está mais do que na hora do Conar deixar de ser essa entidade ultrapassada, no mundo inteiro propaganda é mais "agressiva" que aqui, talvez sejam os resquícios da ditadura. Gostaria de saber se a publicidade da Hyundai agride ou causa prejuízo ao consumidor?
Arnaldo Albergaria - É bem provável que cabeças ( nada inteligentes ) irão rolar no departamento de marketing da Hyundai.