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Conar

Fato grave: Hyundai sofrerá 'divulgação pública'

27.10.10

O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) decidiu, em reunião ocorrida na semana passada, recomendar a advertência de "divulgação pública" à Hyundai, o que significa que se tornará público o fato de a empresa não seguir as recomendações da entidade com relação às suas campanhas publicitárias.


De acordo com o Conar, a punição ocorrerá por conta de dois aspectos recorrentes nas campanhas do anunciante. Primeiro, o uso de pesquisas atestando a superioridade da marca. O Conar havia recomendado, reiteradas vezes, que as fontes e as condições dessas pesquisas fossem explicitadas nos anúncios, o que não teria sido acatado por parte da montadora. 


Segundo, o uso de marca de terceiros em termos comparativos nas campanhas da montadora. De acordo com o Conar, é possível citar marcas concorrentes em peças publicitárias, desde que haja "respeitabilidade e veracidade de informações", o que não estaria ocorrendo no caso de algumas peças da Hyundai, na avaliação do Conselho.


O Conar irá elaborar nos próximos dias um edital para "divulgação pública", que será enviado para os principais jornais brasileiros.


Além disso, as informações sobre a advertência à Hyundai serão repassadas para os veículos especializados em propaganda e marketing, com o intuito de divulgar a situação do anunciante ao mercado publicitário.


A advertência de "divulgação pública" é bastante rara na história do Conar. Em 12 anos, a entidade aplicou a pena apenas quatro vezes, uma vez que a punição só acontece quando o anunciante não acata as recomendações num prazo considerado "razoável" ou quando há um descumprimento rotineiro das sugestões do Conselho.


Como quase nunca as empresas anunciantes e as agências de publicidade deixam de seguir as recomendações do Conar, a "divulgação pública" não é nada usual.


Comentários

Pablo Souza -  Está mais do que na hora do Conar deixar de ser essa entidade ultrapassada, no mundo inteiro propaganda é mais "agressiva" que aqui, talvez sejam os resquícios da ditadura. Gostaria de saber se a publicidade da Hyundai agride ou causa prejuízo ao consumidor?


Arnaldo Albergaria - É bem provável que cabeças ( nada inteligentes ) irão rolar no departamento de marketing da Hyundai.


 

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