arrow_backVoltar

100 Anos. Uma nação

F/Nazca cria para Nike / Corinthians

30.08.10

O Sport Club Corinthians Paulista, como todos já sabem, comemora este ano, na próxima quarta-feira, 1º, seu centenário.

O Clube reúne mais de 30 milhões de torcedores, formando um aglomerado de pessoas maior do que a população de países como Portugal, Áustria e Suíça, juntos. 

Para formalizar esse 'país', a F/Nazca 'efetivou' para a Nike a existência da República Popular do Corinthians.
 
Entre as inúmeras ações, foram criados RG, certidão de nascimento, carta de anistia, carta magna, embaixada, moeda própria e também uma bandeira do tamanho do tobogã do estádio do Pacaembu, que fazem do torcedor um cidadão oficial dessa república.

As peças podem ser customizadas com informações de cada torcedor. Outra nvenção é o passaporte corinthiano, que permite que o torcedor tenha seu documento carimbado a cada jogo do Timão que assistir. 
            
A  embaixada é uma carreta personalizada com todas as peças utilizadas nas vitrines das lojas Nike, como pôsteres de jogadores, a moeda do país e a carta magna. A produção da carreta é da 360º Comunicação Sem Limites.
 
Na página de Nike Futebol no Facebook foi aberto um espaço para perguntas dos torcedores. As duas melhores perguntas permitirão que seus autores tenham a oportunidade de fazê-las diretamente aos jogadores e de estar na foto oficial do centenário.
 
O passaporte corinthiano e os demais documentos estarão disponíveis nas lojas Nike e para download na página da Nike Futebol no Facebook e no site oficial do Corinthians.

A campanha conta com anúncios sequenciais no especial da revista Placar sobre o centenário e nos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Jornal Agora.
 
Para espiar o filme, clique aqui.
 
Ficha Técnica:
 
Direção de criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima / Theo Rocha / Alexandre Soares
Head of art: João Linneu                                                    
Redator: Eduardo Lima / Mariana Borga / Pedro Prado
Diretor de arte: Fabio Brigido / João Linneu / Rodrigo Castellari
Diretor de arte online: Lucas Camargo (Flash) / Fernando Lanças
Designer: Marco Brito
Ilustrador: André Maciel / Mauro Ferreira / Flavia Gonzalez / Ricardo Alonso
Fotógrafo: Caio Guatelli / Bruno Rondinelli
Direção: Airton Carmignani / Ricardo Jones
Direção De Fotografia: André Faccioli
Produção Gráfica: Jomar Farias / Leandro Ferreira / Robson de Vitto / Cibele Fontoura
Art Buyer: Edna Bombini
RTV: Igor Ferreira
Tecnologia: Jefferson Russo
Diretor de tecnologia: Paulo Pacheco
Gerente de Projeto: Frederico Steinhoff / Mayra Pellegrini
Atendimento: André Gustavo / Saulo Sanches / Camila Hamaoui
Planejamento: Fernand Alphen / Bertrand Cocallemen / Utymo Oliveira
Mídia: Lica Bueno / Fernanda De Lamare / Bruno Flock
Produtora: Delicatessen Filmes
Direção: Ricardo Jones E Airton Carmignani
Dir. Fotografia: Andre Facciole
Montagem: Danilo Abraham
Finalização: Bruno Garcia  
Motion: Fernando Lanças E Estevao Puggina
Produtora De Som: Satélite
Produtor: Kito Siqueira
Maestro: Kito Siqueira
Locutor: Happin Hood            
Aprovação/cliente: Tiago Pinto / Marcio Zorzella / Guilherme Glezer
Produção e Coordenação do Evento de Lançamento da Camisa: Team Spirit
Produção da Carreta do Centenário: 360º Comunicação Sem Limites.


 Comentários

Jonas -  Fantástica campanha. Parabéns aos envolvidos. Grandioso.


Gilson - Fala o publicitário, fala o corinthiano: sou radicalmente contra programar Placar na mídia. Isso depois de ridicularizar um sonho, e confundir descontração com chacota, que a publicação fez numa capa cujo título garrafal era "Ataque de riso". Os envolvidos perderam uma bela oportunidade de mostrar que um clube como o Corinthians, e os sonhos da torcida, merecem respeito, independentemente do tamanho. E que os anunciantes valorizam mais a credibilidade que o senso de humor.


luciano traldi -  como diz a letra: É nóis, mano. 100 anos de emoção.
 
Paulo Zillioto -  Sério que vocês acharam tudo isso? A Nike faz umas coisas tão legais lá fora. Acho que eles deveriam adaptar o material pro Brasil e pronto.

100 Anos. Uma nação

/