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Moda

Fashion Rio começa neste sábado

06.06.08

O Fashion Rio começa neste sábado, 7, na Marina da Glória, e segue até o dia 13 de junho, tendo como tema Repensar, Reciclar, Renovar.


Trata-se da 13ª edição do evento, realizado pelo Sistema FIRJAN.


Os desfiles apresentarão as tendências para Primavera/Verão 2009.


"A intenção é propor uma reflexão sobre a necessidade de transformação e renovação, não apenas das matérias-primas utilizadas na indústria da moda, mas também de nossas atitudes, em benefício de uma sociedade sustentável", diz o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.


"A moda pode ser uma questão de atitude e também de mudança de atitude.  Estamos em um momento em que as pessoas têm que buscar a renovação, com fórmulas que saiam do previsível. Buscar uma tecnologia viável e eficiente de reciclagem é fundamental para a sobrevivência de todos nós", afirma Eloysa Simão, idealizadora e coordenadora do Fashion Rio.


A programação visual desta edição traz peças da série Retalhos, do artista plástico André Andrade. Para a montagem do evento, foram utilizadas madeiras compostas por materiais inusitados, como fibra de coco, borra de café, notas de dinheiro descartadas pela Casa da Moeda e resíduos da indústria têxtil. As tendas serão decoradas com luminárias feitas de carretéis de linha de máquinas industriais, em trabalho da artista plástica Ivana Curi.


No line-up principal, haverá a estréia da grife Espaço Fashion e a volta de Carlos Tufvesson, que não desfilava em passarelas cariocas há quatro anos.

Entre os novos talentos, as novidades são a Koolture e a Filhas de Gaia. Elas se juntam a Giulia Borges e Homem de Barro, que entraram para a programação do evento na última edição.


A 12ª edição do Fashion Business será realizada entre os dias 10 e 13 de junho, integrada ao Fashion Rio, na Marina da Glória.

A bolsa de negócios de moda brasileira será ampliada – passará a abrigar 15 novos estandes e 13 novas grifes, chegando a um total de 90 expositores. A expectativa de vendas para o mercado interno é de R$ 435 milhões, um aumento de 5% em relação à edição Primavera/ Verão do ano passado. 
 
A Oi é a patrocinadora master do Fashion Rio. Entre os co-patrocinadores estão Nívea, C&A, Oi Paggo e o Grupo Marisol (com a marca Lilica Ripilica). Demais parceiros são Caderno Ela/O Globo e Editora Abril. O evento tem, ainda, o apoio do canal GNT, Estácio de Sá e Ipiranga.


 


 

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