arrow_backVoltar

Futebol

Receitas de clubes devem dobrar até 2014

15.06.10

As receitas dos clubes de futebol do Brasil com patrocínio e publicidade devem chegar a uma cifra que varia entre R$ 492 milhões, em uma análise realista, a R$ 700 milhões, em um cenário otimista, segundo levantamento da consultoria Crowe Horwath RCS, citado pela Folha de S.Paulo.

Em 2009, os recursos cresceram 29% e atingiram R$ 270 milhões.

Amir Somoggi, porta-voz da Crowe, defende que as empresas estão percebendo que patrocinar clubes dá bom resultado. "Nos próximos anos, deve ocorrer o alinhamento estratégico entre empresas e clubes na gestão de marketing. Na Europa, esse modelo já é bem avançado", afirma.

Apesar do aumento em 2009, a receita brasileira está longe do que ganha o Real Madrid, um dos clubes que mais faturam no mundo. "Apenas com marketing, o clube espanhol faturou cerca de R$ 300 milhões no ano passado."

No Brasil, o Corinthians foi o clube que mais lucrou com patrocínio e publicidade em 2009, com R$ 49 milhões, um aumento de 98% sobre 2008. De acordo com Somoggi, o "projeto Ronaldo" atraiu novas marcas.

O São Paulo foi o segundo da lista, com receita de R$ 31,3 milhões. "O clube já foi líder nesse segmento e tem potencial para faturar R$ 80 milhões."

Futebol

/