Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Antes gratuito, jornal Placar passa a ser vendido
A Editora Abril anuncia que, depois de um ano e meio de circulação gratuita, o Jornal Placar passará a ser vendido por R$ 1 em bancas da Grande São Paulo, a partir desta segunda-feira (09).
As edições - antes duas por semana - passam a ser semanais, com tiragem de 100 mil exemplares.
Segundo os editores, as duas mudanças de modelo de gratuito para pago e de duas edições por semana para uma estava nos planos da Abril desde o lançamento do jornal.
O Placar surgiu em São Paulo no período final do Campeonato Brasileiro de 2008, numa experiência de diário gratuito que durou 22 dias, com seis cotistas de publicidade. A proposta era cobrir o final do torneio de futebol.
No ano seguinte, o jornal voltou às ruas da capital paulista, ainda como diário, cobrindo o campeonato estadual. Logo em seguida, o modelo foi alterado para duas edições por semana, às segundas e sextas-feiras, mantendo a tiragem de 80 mil exemplares.
O diretor do Núcleo Motor Esporte da Editora Abril, Marcos Emílio Gomes, publisher do Jornal Placar, afirma que essas mudanças fizeram parte de um "processo de aprendizado" pelo qual tanto jornalistas quanto a equipe de publicidade precisava passar para se envolver com o modelo de negócios específico de um jornal.
A Abril jamais havia feito um jornal anteriormente, recorda Gomes. Ao decidirmos fazer a experiência, avaliamos que precisávamos entender tanto as condições de produção de um diário quanto o modelo dos jornais gratuitos, que se firmaram em várias capitais do mundo.
O editor explica que, neste processo, as mudanças na periodicidade e a migração para bancas sempre foram consideradas como possibilidades concretas. Estabelecemos o fim da Copa do Mundo como o momento para a nova mudança, diz Gomes e destaca que no período do Mundial o jornal circulou diariamente na capital paulista, bateu seus recordes de publicidade durante dois meses consecutivos e circulou até na África do Sul, na Cidade do Cabo.
O editor destaca que o foco do semanal não é competir com os jornais diários e sim "fazer um apanhado do fechamento de cada rodada do futebol com foco principalmente nos próximos passos dos campeonatos".
O Grupo Placar destaca que a cobertura diária e gratuita de futebol continuará, agora centrada no site Placar, que passou por reformulação antes da Copa do Mundo.
A meta do site, nesta primeira fase, é alcançar 3 milhões de page views mensais ainda em agosto.