Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Doc de F. Grostein está pronto
Personagem central do documentário sobre descriminalização das drogas, Fernando Henrique Cardoso esteve na manhã desta quinta-feira, 25, na favela Dona Marta, no bairro de Botafogo (RJ), para conhecer a Unidade de Polícia Pacificadora.
Fernando Henrique conversou com a comandante da UPP, Capitã Priscila Azevedo, e com moradores da comunidade, na tentativa de compreender o impacto da experiência na redução da violência associada ao tráfico de drogas.
As imagens da visita foram as últimas captadas em 16mm e HD para o documentário Rompendo o Silêncio, titulo provisório do novo longa de Fernando Grostein, sócio da Spray Filmes.
O objetivo do trabalho é abrir debate sobre estratégias para combater o crime organizado, reduzir o consumo e prevenir o uso de drogas.
A produção executiva é de Fernando Menocci e o documentário conta com a participação dos ex-presidentes Bill Clinton e Jimmy Carter (EUA), Ruth Dreiffus (Suíça), Gro Brutland (Noruega) e Cesar Gaviria (Colômbia).
Também deram depoimentos os escritores Carlos Fuentes e Paulo Coelho. Além destes, participaram diversas pessoas que tiveram suas vidas afetadas pela droga, incluindo adolescentes que quando crianças trabalharam como soldados do narcotráfico no Rio de Janeiro e na Colômbia e se reabilitaram.
O filme foi rodado em 15 cidades, dentre elas Nova York, Washington, Baltimore, Nova Orleans, Amsterdã, Lisboa, Nice, Genebra, Bogotá, Pyoya e Buenos Aires. As filmagens também ocorreram em presídios de São Paulo, Lisboa e Bogotá, favelas no Rio, cortiços em Baltimore, escolas nos EUA, Holanda e Portugal, além de aldeias indígenas nas Cordilheiras Andinas, em zonas de conflito das Farc. A produção documentou plantações legais e ilegais de maconha, coca e papoula.