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Quarta Mídia

Folha e Estado alertas com Metro; TV Pública é oportunidades para produtoras

09.05.07

 Quarta Mídia - 09/05


Folha e Estado atentos ao jornal Metro


Os dois principais grupos paulistas de jornais, Folha e Estado, estudam uma reação ao bem sucedido lançamento do diário Metro, que tem distribuição gratuita de segunda a sexta-feira, em São Paulo. O título produzido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em sociedade com a Metro Internacional, da multinacional sueca Investment AB Kinnevik, foi lançado na última segunda-feira, dia 7, e tem tido suas edições praticamente esgotadas na capital. Segundo informações apuradas por esse colunista, tanto Folha quanto Estado observam com cautela a movimentação em torno do Metro, o primeiro dos gratuitos a despertar sua atenção. E preparam uma eventual reação para o caso do novo concorrente vir a incomodá-los de fato, principalmente no que diz respeito às circulações de Agora SP e Jornal da Tarde. Entre as alternativas estaria até o lançamento de seus respectivos diários com distribuição gratuita, mas por enquanto isso é uma possibilidade remota.


Metro é sucesso 1
     
O Grupo Bandeirantes comemora o lançamento do diário Metro, que tem distribuição gratuita na cidade de São Paulo de segunda a sexta-feira. A tiragem inicial do título, declarada em 150 mil exemplares por dia, tem praticamente se esgotado e a aceitação pelo público é avaliada como excelente. Não é somente pela qualidade de seu conteúdo que o Metro tem chamado a atenção. Seu projeto gráfico é muito bem elaborado e a impressão, primorosa. A gráfica é a Plural, do Grupo Folha.


Metro é sucesso 2


Feito em sociedade entre o Grupo Bandeirantes e a Metro Internacional, que edita publicações similares em outros 21 países da Europa, Américas e Ásia, com 22 milhões de leitores diários em todo o mundo, o Metro paulistano representa a primeira investida do conglomerado de comunicação da família Saad em mídia impressa e é o principal investimento da empresa em 2007, ano em que o grupo comemora sete décadas de atuação no mercado.


Quatro gratuitos para os paulistanos


Com o lançamento do Metro, nesta segunda-feira, dia 7, agora são quatro os jornais com distribuição gratuita na cidade de São Paulo. O mais tradicional deles é o Metro News, que existe desde 1974. No final do ano passado foi lançado o Destak, que aparentemente vai bem. Ele prometia movimentar o setor mas acabou decepcionando devido a uma super-expectativa criada em torno do título. No mês passado, surgiu o Giro SP, voltado mais para o público C, D e E. Agora, com o Metro, parece que foi inaugurada uma nova era para os jornais gratuitos em São Paulo. O melhor dessa “enxurrada” de diários com distribuição grátis é que, de certa maneira, eles contribuem para a formação de novos leitores, o que viria a fortalecer a circulação geral de jornais em curto prazo.


Oportunidade para produtoras na TV Pública 1


A TV Pública Nacional, que está em processo de criação pelo governo federal, terá entre quatro e cinco horas de sua programação diária composta de conteúdo feito por produtoras independentes. De acordo com o ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, algumas medidas a serem adotadas para a criação da nova emissora serão enviadas ao Congresso Nacional, por meio de Medida Provisória, no máximo em 60 dias. A meta de Martins é que a nova rede comece a operar – já com sinal em sistema digital – no início de dezembro deste ano. O ministro pretende sugerir que seja criado um fundo para financiar a produção independente. Eis aí mais uma oportunidade para as produtoras de imagem que investem na sua capacitação para gerar conteúdo de entretenimento.


Oportunidade para produtoras na TV Pública 2


A TV Pública Nacional poderá vir a ter quatro canais distintos. O primeiro a ser lançado será o que é chamado de generalizado, com programação que mescla jornalismo, educação, cultura, filmes, programas infantis e programação que promova a cidadania, entre outras atrações. Depois, a meta é que haja um canal somente sobre educação. As outras duas operações ainda não foram definidas, mas seriam implementadas a longo prazo.


TV digital


Dia 2 de dezembro é a data definida para que todas as emissoras de televisão aberta do País passem a operar definitivamente com o sistema digital. E a TV Pública Nacional quer acompanhar as emissoras comerciais no que se refere à essa tecnologia.


Piauí comemora


A revista Piauí, lançada em outubro do ano passado pela Editora Alvinegra, sediada no Rio de Janeiro, tem dupla comemoração nesta semana em que sua edição número oito chegou às bancas de todo o Brasil. O título está em festa porque ultrapassou a casa dos 10 mil assinantes no País, sendo que os planos da Alvinegra eram de chegar a 7,5 mil assinantes até o final de 2007. E seu departamento comercial renovou os contratos com todos os seus anunciantes fundadores: Banco Real, Banco Itaú, Volkswagen, Telemar, PricewaterhouseCoopers e Light. A venda em bancas da Piauí está em mais de 20 mil exemplares.


Por Marcelo Affini
quartamidia@ccsp.com.br

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