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Marketing viral

Coca-Cola e Mentos capitalizam em cima de mistura explosiva

29.01.07

Há alguns meses, circula via web e boca-a-boca a história de que a combinação entre Coca-Cola Diet e Mentos é explosiva. 


Resultado: só no YouTube foram parar 400 vídeos que você pode localizar digitando as palavras Mentos e Coke.  Isso porque pessoas do mundo inteiro filmaram a experiência de colocar balas Mentos (500 pastilhas) em garrafas de Coca-Cola Diet (200 litros) para ver no que dava.

“Foi uma de nossas melhores 'ações de propaganda', no ano passado”, admite Neville Isdell, presidente da Coca-Cola e co-presidente do Fórum Econômico Mundial, em Davos.


De acordo com a BusinessWeek, a Mentos abraçou o 'fenômeno das garrafas explosivas' desde o início, enquanto que a Coca-Cola demorou para ver nele algo positivo. Por sair na frente, a Mentos registrou cerca de 15% de aumento nas vendas, e uma 'publicidade espontânea e gratuita', que equivale a aproximadamente US$ 100 milhões.


O caso Mentos e Diet Coke é um fenômeno mundial, que surgiu sem intervenção das empresas. No Brasil, o programa Pânico na TV fez a experiência e até a satirizou, misturando Tubaína a maria mole e jujubas.

Quem começou a fazer as garrafas de Coca explodirem foram dois amigos norte-americanos, o advogado Stephen Voltz e o malabarista profissional Fritz Grobe.


A Coca-Cola, depois de ter acordado, aproveitou o embalo e criou um desafio aos internautas, que devem postar seus vídeos explosivos até dia 02 de fevereiro (http://www.coca-cola.com/challenge/).


Espie a experiência aqui.


 

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