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Gap atravessa crise
A norte-americana Gap Inc., fundada em 1969, acaba de perder seu presidente e CEO Paul Pressler, locado em São Francisco.
Robert J. Fisher, chairman do board de diretores, irá acumular as funções de presidente e CEO, interinamente.
A notícia dá seqüência a outras duas baixas de executivos-chaves, ocorridas também esse mês: Denise Johnston, presidente da divisão de adultos da Gap, e Ivy Ross, chefe de design de produto da Old Navy, marca que, ao lado da Banana Republic, forma o tripé principal de marcas da Gap Inc..
Mais do que isso: 11 executivos senior deixaram seus cargos há pouco tempo, incluindo Kyle Andrew, vp de marketing da marca Gap.
A empresa tenta sair do atoleiro em que se meteu, depois de que suas lojas começaram a apresentar declínio nas vendas. Nos últimos 31 meses, 28 foram de resultados negativos para o grupo.
A companhia contratou a consultoria Goldman Sachs para rever estratégias das marcas Gap e Old Navy, em meio a especulações de que a empresa poderia vir a ser vendida.
Balanços da Gap Inc., relativos ao exercício de 2006 e ao último trimestre do ano, especificamente, serão divulgados no dia primeiro de março.
Pressler capitaneava a Gap desde setembro de 2002, depois de 15 anos de Walt Disney Co.
A Gap Inc. opera mais de 3.100 lojas das bandeiras Gap, Banana Republic, Old Navy, Forth & Towne (roupas femininas de luxo, para mulheres maduras) e Piperlime (calçados), nos EUA.
Banana Republic, comprada pelo grupo em 1983, parece ser a única entre as marcas a não estar dando prejuízo ao grupo.
A Old Navy foi posicionada como marca jovem e muito acessível (great fashion at great prices); Banana Republic como marca de luxo e sofisticação, porém acessível (accessible luxury brand), e a Gap como marca casual, ícone do American Style.
O grupo também possui lojas no Canadá e no Japão.
O site de e-commerce da marca Gap é um dos mais bem elaborados do mundo.
Assunto relacionado: leia nota sobre bancarrota da Tower Records, aqui.