Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pesquisa revela marcas mais lembradas e mais usadas
O Instituto Qualibest acaba de divulgar pesquisa sobre as marcas de celular mais lembradas e preferidas dos internautas.
A primeira marca que vem espontaneamente à mente dos entrevistados é a Nokia, com 42%, seguida pela Motorola, com 27%, Samsung e LG, com 7% cada, e Siemens, com 5%.
A Nokia possui maior incidência de Top of Mind nas regiões Sul, Nordeste, Centro Oeste e Norte, enquanto que Motorola destaca-se no Estado de São Paulo, e entre as pessoas de 33 a 40 anos.
Quando a lembrança é estimulada, Nokia e Motorola são conhecidas por 98% das pessoas, seguidas pelas marcas Samsung (95%), LG (94%), Siemens (93%), Sony Ericsson (90%), Gradiente (86%), Kyocera (48%) e Pantech (38%).
A Nokia também foi apontada como a marca preferida por 35% dos internautas e a Motorola ficou em segundo lugar, com 29%. Na seqüência, apareceram a Samsung, com 11%, a LG, com 9% e a Sony Ericsson, com 8%.
Os entrevistados associam a imagem dos aparelhos da marca Nokia com frases como "dá status para quem usa seus produtos", "é popular", "investe em responsabilidade social", "tem modelos confiáveis e aparelhos de qualidade", e "é para pessoas como eu".
Samsung e Motorola, por sua vez, são consideradas "dinâmicas, modernas, sofisticadas, ditam as tendências da telefonia celular, estão na moda, são líderes, inovadoras e fazem excelentes propagandas".
Por fim, a Sony Ericsson é tida como "tradicional, séria demais, e com modelos de design pouco atraente".
Entre todos os entrevistados, 69% possuem celulares pré-pagos, 27% usam o pós-pago e 4% não possuem aparelhos.
Entre os que têm celular, 29% utilizam Motorola, 28% usam Nokia e 12% têm Siemens. Depois, apareceram as marcas LG e Samsung, com 10% cada.
Em relação à satisfação dos usuários com o atual fabricante do aparelho de celular, 32% dos entrevistados afirmaram estar muito satisfeitos e em uma escala de 1 a 5, deram nota 5. Apenas 9% disseram estar nada contentes e deram a nota 1 para o fabricante.
Cerca de 89% dos entrevistados já tiveram um celular anterior. Nokia e Motorola são as marcas para as quias os usuários mais migram em relação ao modelo anterior, não importando qual era o fabricante anterior.
A média de gastos por mês com ligações do celular para os usuários que usam pré-pago é de R$ 40, e de R$ 93, para os que possuem celular pós-pago.