Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Depois de 12 anos, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos museus mais importantes da América Latina,
resolveu trocar a exposição de seu acervo permanente. O segundo andar do seu prédio teve que ser fechado
por um ano para reformas. Para evitar que os visitantes se afastassem e alimentar a curiosidade dos que
passavam pelo museu, a Pinacoteca encomendou uma campanha à agência. Mas o que entregamos foi um
movimento artístico: o Curiosismo. O gato que habita em cada um de nós. Durante um ano, foi criado tudo o que
uma exposição normal teria, como instalações, ensaio fotográfico, anúncios, pôsteres, livro sobre o movimento,
gifts à venda na lojinha etc., sempre girando em torno do tema curiosidade. Quem não pôde visitar a
exposição pessoalmente pôde matar sua curiosidade virtualmente. Um gato, símbolo máximo da curiosidade e
ícone do movimento, podia ser comandado via Facebook. Durante três minutos, o visitante pilotava o gato e
espiava o que estava acontecendo durante a troca do acervo. A ação se viralizou e foi tema de matérias em
uma infinidade de veículos de massa, portais, blogs, fazendo com que mais de 10 mil pessoas participassem de
experiência em pouco mais de uma semana.