Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Investimentos publicitários crescem 8% em 2014
Os investimentos publicitários cresceram 8% em 2014, em comparação ao ano de 2013, passando de R$ 112 bilhões para R$ 121 bilhões, segundo o novo estudo Retrospectiva e Perspectivas, do Ibope Media.
O destaque foi para o setor de "Alimentação", impulsionado pela categoria “Carnes, Aves e Derivados”, que cresceu 133% no período, segundo o levantamento, que, além dos dados consolidados de investimento publicitário em 2014, traz análises sobre o segmento.
“Sabendo da importância deste levantamento para todo o mercado, decidimos complementá-lo com novas informações sobre o investimento publicitário. Agora, os rankings de maiores anunciantes, setores, meios e praças são acompanhados de análises que levam em consideração o cenário político e econômico, assim como as perspectivas para 2015”, observa Rita Romero, diretora de Monitor do Ibope Media.
Entre os meios, a TV aberta permaneceu como a primeira colocada no volume captado de verba publicitária (56%), com R$ 67 bilhões de investimentos. O jornal, com mais de R$ 17 bilhões, e a TV por assinatura, com R$ 11 bilhões, aparecem em seguida no ranking.
Em relação aos setores, “Comércio e Varejo” segue na liderança. Na segunda posição está “Higiene Pessoal e Beleza”, com crescimento dentro da média do investimento publicitário total. O setor de "Alimentação", por sua vez, cresceu 37%, principalmente devido ao aumento dos investimentos realizados pela categoria “Carnes, Aves e Derivados”.
São Paulo continua liderando os mercados monitorados, com 25% de participação em relação ao total, seguido por Rio de Janeiro (11%) e interior de São Paulo (6%).
Belo Horizonte e Florianópolis se destacaram, com aumentos de 14% e 15%, em relação ao ano anterior.
A íntegra do Retrospectiva e Perspectivas pode ser acessada aqui.
Leia anterior, com o ranking de 2014 das agências de publicidade brasileiras, aqui.