arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Girls Power (Andrea Siqueira)

14.07.15

Girls Power”, definitivamente, foi o assunto de Cannes em 2015. A força do gênero feminino estava mais presente do que nunca. Não apenas nos corredores, nos palcos também. Homenageada no Glass Lion, a mulher foi tema recorrente de muitas campanhas premiadíssimas, como P&G Always #Likeagirl, Underarmour #IwillIwant ou a campanha da Secretaria de Esportes da Inglaterra #Thisgirlcan.

Muitas palestras também abordaram o tema. Julia Louis-Dreyfus, atriz de Seinfeld e Veep, estava em um ótimo painel sobre a sátira política em programas de humor e, sem desviar do tema, tocou na questão do feminino na indústria do cinema. Falou sobre os papéis de sempre, como “a namorada”, “a mãe”, e lembrou que, nos anos 20, poucas mulheres tinham papéis com falas, e a maioria era “save me”.

Assunto também abordado por Samantha Morton, atriz e diretora inglesa, premiada com "The Unloved", filme de sua autoria (e autobiográfico), de 2009. Samantha contou que mesmo ganhando um Bafta como diretora ainda está sem patrocínio para seu segundo filme e se juntou ao femalefirst.co.uk, iniciativa para ajudar as mulheres cineastas.

Mulheres estão em maior número nos palcos em Cannes mas ainda são a minoria nos nossos departamentos de criação. Um artigo da revista Fast Company informa que o número de criativas mulheres em cargos de chefia nos Estados Unidos é de apenas 3%. No Brasil, conto nos dedos as amigas e colegas de profissão que são diretoras de criação. E me orgulho de ter sido representada por uma das poucas mulheres presidente de um júri em Cannes, Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, presidente de Mobile, este ano.

Claro que muita coisa mudou, ninguém duvida. Minha filha gosta de princesas mas apoiamos suas opiniões fortes e suas escolhas, desde pequena.

Acredito que somos as agentes transformadoras do futuro. Está em nossas mãos mudar o que não nos agrada. Mas é fato que homens fazem xixi em pé e isso facilita muito a vida deles em várias situações.

Sempre tivemos voz. Mas agora há mais ouvidos atentos ao que temos a dizer.

Andrea Siqueira, diretora de criação da Africa Zero. Mãe de Tom e Estela.

O Espaço é Seu

/