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McDonald's pede desculpas por copiar sem ter licença
O McDonald's pediu desculpas ao escritor freelancer David Sikorski e à fotógrafa Kristina Bakrevski depois que a dupla acusou a cadeia de fast food de copiar suas fotos, que mostram Sikorski "apaixonado" por um "burrito".
A série de imagens viralizou há um mês, depois de publicada pelo BuzzFeed. As imagens mostram o escritor na grama, sentado em um banco do parque, entre outras situações, sempre com olhar "amoroso" para o seu 'burrito'.
O McDonald's lançou, no início de agosto, peças em suas redes sociais promovendo um combo com duplo cheeseburger, em que pessoas aparecem em poses semelhantes às de Sikorski, mas "apaixonadas" pelo sanduíche da marca, no lugar do burrito.
"Eu criei o conceito para satirizar as fotos de noivado que inundam os meus canais de mídia social", disse Sikorski ao Adweek. "As fotos são licenciadas. Nós demos permissão ao BuzzFeed para a primeira utilização das fotos dentro de um artigo destacando o projeto. As fotos usadas pelo McDonald's (...) são uma cópia exata da iniciativa, as posições e o conceito. Nem eu, nem a fotógrafa ou a empresa de licenciamento fomos abordados pela rede, solicitando permissão de uso."
Em resposta ao Adweek, representante do McDonald's emitiu esta declaração: "Isto não deveria ter acontecido e estamos trabalhando com nossa agência para descobrir como ocorreu. Estamos entrando em contato com David Sikorski e Kristina Bakrevski. Pedimos desculpas a eles, seus fãs e os nossos."
Sikorski disse que gostaria que o anunciante reconhecesse que a campanha foi baseada no trabalho que ele e Kristina criaram. E se McDonald's quiser pagá-los pelo conceito, "seria ótimo", diz ele.
Leia matéria do Adweek, na íntegra aqui.