Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
O Clube, a corrupção e a final do Masterchef
O Clube de Criação, a corrupção e a final do Masterchef
Experimentei momentos de fúria na noite de terça-feira, quando assistia quase dormindo à final de Masterchef. Em determinado momento do programa, celebra-se o fato daquela transmissão estar engajando o Brasil inteiro, a ponto de gerar quase 2 milhões de tweets. Dali eu despertei do meu quase sono profundo e dei um grito, que quase matou minha mulher do coração:
- Mas pra assinar as Dez Medidas Contra a Corrupção ninguém move a porra do dedo, né? Ê povinho bunda.
Eu sei, eu sei. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Mas você há de convir que não vivemos exatamente em tempos de paz, prosperidade e tranquilidade em relação ao que gostaríamos para o país. E digo isso independente de qualquer opção política. Acho que todos concordam, dos mais coxinhas aos mais mortadelas, que poucas vezes estivemos tão longe de “Ordem e Progresso” como nos dias de hoje.
Independente da sua opção política, você deveria pelo menos ler a proposta do Ministério Público para modificar a legislação em nome de um sistema mais rígido no que diz respeito à prática da corrupção e crimes de colarinho branco. Tenho quase certeza de que, se tirar 15 minutos pra ler, você vai assinar a petição. Afinal, todos queremos um país mais sério e menos tolerante à bandalheira, não? (ás vezes tenho medo da resposta para esta pergunta retórica).
Enfim, seja como for a petição deve ter hoje umas 300 mil assinaturas. Contra os milhões de tweets do Masterchef, as dezenas de milhões de comentários dos blogs do Globo Esporte, sem falar no engajamento fabuloso das colunas de fofoca. Pão e circo. Nada contra o entretenimento, por mais idiota que seja. Mesmo, juro. Mas, como dizem os gringos, “first things first”.
Vou trazer o assunto para um campo bem menor, mas nem por isso irrelevante: nossa profissão. Quem aí está insatisfeito em algum grau com a nossa profissão por favor levante o braço. Calma, gente, sem tumulto. Pois é. Entre outros vários motivos, é por isso que nos encontraremos durante 3 dias, de sábado a segunda agora (19,20 e 21 de setembro), na Cinemateca, no Festival do Clube de Criação. Este encontro nasceu para isso: para debater, discutir, idealizar, provocar, perturbar cada um de nós com o desafio de construir, com o que temos nas mãos, uma profissão melhor e mais relevante. E juro, apesar da seriedade do assunto, vamos rir, bater papo, nos divertir, comer, beber, ter prazer.
Vamos, quem sabe, ousadia extrema, até comentar a final do Masterchef.
Fernando Campos - presidente do Clube de Criação