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Procon

As empresas com + reclamações em 2015

02.02.16

O setor de telefonia liderou a lista de reclamações em todos os Procons do Brasil, no ano de 2015, segundo levantamento realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon).

Telefonia celular (13,4%), telefonia fixa (9,5%), cartão de crédito (7,3%), TV por assinatura (6,9%) e banco comercial (5,7%) foram os setores que mais fizeram as pessoas procurarem os Procons.

Entre as empresas que mais levaram consumidores aos Procons estão a Claro/Embratel/NET, no setor de telecomunicações; Itaú Unibanco (bancos); Ponto Frio/Casas Bahia/Extra/Pão de Açúcar (varejo); Samsung (indústria); AES Eletropaulo (concessionárias de energia); Qualicorp (saúde suplementar) e TAM (companhia aérea).

As cinco companhias que mais receberam reclamações, de qualquer setor, foram Claro/Embratel/NET (204.145 queixas), Oi (200.659), Vivo/Telefônica/GVT (165.048), Itaú (92.934) e SKY (89.273).

 

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