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+Super Bowl

Os comerciais + polêmicos do Big Game, em todos os tempos

03.02.16

A equipe do AdAge selecionou os "10 mais controversos" comerciais de todos os tempos, veiculados durante os intervalos do Super Bowl.

O primeiro filme destacado pelo veículo foi criado para o Groupon e exibido no Big Game de 2011. O filme (assista aqui) recebeu inúmeras críticas ao tentar vender uma oferta às custas das atrocidades cometidas no Tibete. Andrew Mason, então CEO do Groupon, retirou o filme do ar, declarando ao AdAge que ele, pessoalmente, assumia "a responsabilidade, embora tenha trabalhado com uma agência de publicidade, mas, no final, foi decisão dele." Um mês depois, ele culpou a agência, CP+B, em uma entrevista à Bloomberg BusinessWeek, dizendo que ele "colocou demasiada confiança na agência".

Outro comercial que causou polêmica, desta vez veiculado durante o Super Bowl de 2010, foi criado para a entidade que luta contra o aborto Focus on the Family. O comercial (aqui) afirma que a mãe do quarterback Tim Tebow, que morava nas Filipinas, ouviu do médico a recomendação de abortar devido aos riscos que a gravidez trazia, mas decidiu seguir em frente com a gestação.

No Super Bowl de 2004, o medicamento para disfunção erétil Levitra convocou o jogador de futebol americano Mike Ditka para protagonizar comercial da marca (assista aqui). Denise Strauss, então diretora de marketing da Bayer, solicitou à NFL para que alterasse sua política sobre aceitação de publicidade farmacêutica, argumentando que se tratava de uma questão de saúde dos homens. Em 2006, a liga cortou seus laços com a marca Levitra.

Outra empresa envolvida em controvérsia por conta de filme exibido no Big Game (de 2007) foi a General Motors. Comercial criado pela Deutsch L.A. (aqui) mostrava um pequeno robô, triste, que sonhava ter sido demitido pelo insignificante erro de deixar cair um parafuso. E ele se matou saltando de uma ponte. Na ocasião, a GM argumentou que o objetivo era destacar sua obsessão pela qualidade, mas entidades de prevenção ao suicídio criticaram o enredo. Como resultado, a montadora reeditou o comercial e tirou a cena polêmica.

Em 1999, a rede de hotéis Holiday Inn comparou a reforma realizada em suas unidades ao corpo de um transexual. Veja o comercial aqui.

O AdAge também apresenta filmes polêmicos de anunciantes como White House Anti-Drug Office, Go Daddy, Snickers, Nationwide e Just for Feet. Leia a matéria na íntegra e assista a todos eles aqui.

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