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Música e indústria do cinema (Juliana Andrade e Henrique Racz)
O destaque desta terça-feira (15), no SxSW, foi para o painel “Music in Trailers: How Music Drives Film Marketing”, que trouxe alguns especialistas da área para debater o tema:
Dan Silver
Produtor e compositor de trilhas para trailer, de longas como “Lobo de Wall Street”, “Os Vingadores”, “Spiderman 3", "X-Men", “Startrack” e “Game of Thrones”.
Maura Duval Griffin
Music Supervisor que trabalha para diversas agências em Los Angeles, Nova York e Londres. Em seu portfólio estão os filmes “Minions”, “Jogo da imitação” e “Saving Mr. Banks”.
Toddrick Spalding
Diretor de Música na empresa Mob Scene Creative & Productions. Entre seus clientes estão Disney, Marvel, Warner Bros, Fox e NBA.
John Hanson
Compositor de trailers que tem como destaque em sua carreira trabalhos como “Star Wars”, “The Divergent”, “Constatine” e “Poseidon”.
O quarteto fez um ‘brainstorm’ sobre os desafios do mercado de trailers e como a indústria do cinema funciona – curiosamente, é muito similar à dinâmica do mercado brasileiro de publicidade, lidando com situações de prazo curto, mudança de briefing no meio do processo, pesquisas e pedidos do cliente. Eles destacaram o fato de, além dos aspectos burocráticos, não poderem perder de vista o lado artístico do trabalho, que não pode ficar perdido no meio do processo.
Outra coisa muito interessante foi a discussão sobre a diferença de se fazer um trailer de longa para cinema e para TV, e como a música precisa ser diferente, dependendo da mídia. Conforme o target, o mesmo filme terá vários trailers, com músicas diferentes. Um exemplo é o “Deadpool”, que teve uma campanha de marketing que conseguiu atingir desde uma menina de 12 anos até um homem de 50.
Também ficou clara na conversa a tendência do uso de ‘covers’ de música em trailers. Eles reforçam que mesmo sendo uma prática que está acontecendo muito, a ideia é desconstruir a música sempre respeitando a essência da original. A versão da música “I Started a Joke”, dos Bee Gees, usada no trailer do “Esquadrão Suicida” (assista aqui), foi dada como exemplo.
Depois da chuva de informações, fomos conversar com Dan Silver para entender melhor como o mercado de trailers funciona. Dan se mostrou muito disposto a falar sobre o assunto, sem medo de dividir seu conhecimento com quem quisesse ouvir.
Juliana Andrade, coordenadora de Novos Projetos, e Henrique Racz, produtor, ambos do Studio Tesis
Leia anterior sobre o SxSW 2016, aqui.