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Investimentos pré-Páscoa caem quase 30%
As marcas de chocolate investiram, no período que antecedeu a Páscoa (entre 27 de fevereiro e 27 de março), R$ 78 milhões em compra de espaço publicitário na televisão. Recuo de 28% em relação ao mês que antecedeu a Páscoa de 2015, segundo dados do VideoTrack, da Kantar IBOPE Media.
O levantamento, realizado em 10 mercados, identificou oito anunciantes da categoria de chocolates no período monitorado. A Cacau Show lidera, seguida pela Mondelez e Masterfoods (veja tabela, abaixo).
Entre os mercados com maior volume de investimento publicitário neste período, São Paulo concentrou 49% da verba em TV, seguido por Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Campinas, Recife, Fortaleza e Brasília.
"Os resultados desse estudo mostram como a crise econômica do país refletiu no desempenho publicitário do segmento de chocolates. Diante da alta inflação e com um consumidor menos disposto a adquirir produtos, os anunciantes reduziram suas verbas para as campanhas de Páscoa", comenta Rita Romero, diretora executiva do Monitor da Kantar IBOPE Media.
Os resultados do estudo têm como base o volume de espaço ocupado em publicidade pelos anunciantes em TV aberta e a tabela de preços dos veículos, desconsiderando descontos e negociações.