Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Cade volta a avaliar criação de joint venture
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) vai avaliar, nesta quarta-feira (11), a criação de uma joint venture formada pelas emissoras de TV aberta SBT, Record e RedeTV! para negociar com prestadoras de TV por assinatura o pagamento pela transmissão dos canais com sinal aberto.
Atualmente, as operadoras a cabo utilizam em seus pacotes a programação dos canais abertos - inclusive os digitais - sem pagar por isso.
Por um pedido de vista, o Plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não concluiu em fevereiro a análise da proposta de criação da joint venture entre as redes de tv.
A operação havia sido aprovada pelo órgão antitruste em ato da Superintendência-Geral. Mas operadoras de TV paga, como a Sky, apresentaram recurso – levando o caso para o plenário do Cade.
Caso a medida seja aprovada, os pacotes de TV por assinatura podem ficar até R$ 5 mais caros.
Inicialmente chamada de Newco, a parceria foi criada em meados de 2015 e tem aprovação prévia da Secretaria-Geral do Cade (leia aqui). Mas as teles recorreram afirmando que trata-se de "cartel disfarçado, que faz venda casada". As operadoras de TV paga afirmam que não poderiam comprar os canais separadamente.
A conselheira do Cade Cristiane Schmidt analisou o recurso em fevereiro, concordou com as operadoras de TV por assinatura e recomendou que a operação fosse revogada. Ela opinou que a joint venture deve ser barrada diante do receio de que o negócio resulte em danos ao consumidor.
Com informações da Folha.