Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
FCB e Estadão apresentam o projeto 'Músicas de Violência'
A FCB Brasil e o jornal O Estado de S. Paulo, com o apoio do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, apresentam o projeto “Músicas de Violência”, que tem como objetivo levantar o debate sobre letras de canções que reproduzem discursos de violência contra a mulher.
Por meio do aplicativo de música Shazam – que identifica instantaneamente músicas e letras – a iniciativa cruza dados para mapear quais são as músicas nacionais e internacionais com letras sobre abuso e violência.
Quando a pessoa usar o app para identificar uma música que contenha trechos que falem ou que façam apologia à violência contra a mulher, um banner irá avisá-lo sobre isso com a frase “Esta música contém violência contra a mulher”. Em seguida, ela ouvirá um áudio com depoimento de mulher que sofreu agressão semelhante à letra da música.
Segundo a agência, a já ação impactou mais de 1 milhão de usuários do aplicativo. A seleção das músicas foi feita por uma curadoria.
"O principal objetivo da campanha é convidar as pessoas a uma reflexão sobre o tema através das músicas que elas escutam. Acreditamos que a forma que encontramos para realizar a ação é, ao mesmo tempo, bem contextualizada e de impacto”, diz Flávio Pestana, diretor executivo comercial do Estadão.
“Violência contra mulher é crime e com essa campanha temos a chance de usar a música e a tecnologia para levantar a questão”, defende Joanna Monteiro, CCO da FCB. “A ideia não é censurar nada, mas convidar para reflexão”, completa.
Confira o videocase, abaixo.
Ficha Técnica:
Cliente: Estadão Digital
Título: Músicas de Violência
Produto: Estadão Digital
Agência: FCB Brasil
Chief Creative Officer: Joanna Monteiro
Diretor Executivo de Criação: Fábio Simões “Simon”
Diretor de Arte: Tiago Freitas “Gaum”
Redator: Vinicius Dalvi
Art Buyer: Tina Castro e Carol Silva
Foto: Ricardo Barcellos
Casting: Allure Agency e L’equipe Agence
Projetos: Gerson Lupatini, Reano De Vitto e Suelen Mariano
Atendimento: Mauro Silveira, Cris Pereira, Anna Santana, Juliana Peralta e Renato Coelho
Mídia: Fábio Freitas, Cristina Omura e Rebeca Aguiar
RTV: Charles Nobili, Pedro Lazzuri, Ricardo Magozo, Natasha Zaminiani e Mariana Carneiro
Curadoria de Músicas: Débora Cassolatto
Produtora de imagem: BossaNovaFilms
Direção: Georgia Guerra-Peixe e Juliana Borges
Atendimento produtora de imagem: Kiska Kaysel e Renata Prado
Animação: Rodrigo Resende
Montagem: Dudu Doria
Produtora de Som: Saxsofunny
Produtores: Zezinho Mutarello e Cezar Brandão
Atendimento: Tatiana Ornellas e Larissa Sarkis
Aprovação do cliente: Flavio Pestana, Marcelo Moraes e Marcela Dalla Torre