arrow_backVoltar

No Pulso do Brasil

Animação recria vitória de Ayrton Senna para incentivar atletas

24.05.16

O Instituto Ayrton Senna apresenta "No Pulso do Brasil", animação com mensagem do piloto de Fórmula 1 para os atletas olímpicos.

As imagens, que recriam as dificuldades de Senna em uma de suas vitórias, podem ser vistas por meio de um app de realidade aumentada em uma pulseira "amuleto", que está sendo entregue para toda a delegação brasileira dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Criada pela J. Walter Thompson, em parceria com o estúdio de animação Le Cube, a iniciativa estimou inicialmente a produção de duas mil pulseiras. Mas, segundo a agência, a "reverberação foi tão grande que outros 32 mil itens estão em produção e uma quantidade ainda maior está prevista para ser distribuída em breve".

"Nosso objetivo foi levar aos atletas a emoção e o orgulho que o Ayrton Senna sempre teve de ser brasileiro e de disputar algo pelo seu país", observa Gustavo Soares, diretor de criação da J. Walter Thompson.

A pulseira traz também uma mensagem do piloto, que somente na oitava tentativa realizou o sonho de vencer em casa.

Além dos atletas olímpicos e paraolímpicos, personalidades e jornalistas parceiros do Instituto Ayrton Senna receberão as pulseiras, assim como os jogadores do Corinthians, time para o qual Senna torcia.

A animação quer retratar a emoção do piloto durante a corrida de 1991, no circuito de Interlagos, em São Paulo. Depois de uma série de problemas no carro e sofrendo com espasmos musculares, ele venceu a prova.

A equipe de animação reuniu 15 pessoas, entre ilustradores, animadores e assistentes. Foram cinco meses de trabalho até chegar ao resultado final.

"Para deixar o filme mais humano, optamos pela animação tradicional, que é desenhada quadro a quadro, manualmente", diz Ralph Karam, diretor de criação do Le Cube. "Buscamos transformar este projeto em uma experiência completamente sensorial, compartilhar a emoção de um ídolo e fazer as pessoas se emocionarem com uma vitória clássica", completa Gustavo Karam, produtor executivo do estúdio.

Veja o videocase, abaixo.

Ficha Técnica:

Cliente: Instituto Ayrton Senna
Agência: J. Walter Thompson Brasil
CCO: Ricardo John e Rodrigo Grau
CSO: Fernand Alphen
Head of Digital: Fábio Simões
ECD: Humberto Fernandez
Direção de Criação: Gustavo Soares
Redatores: Gustavo Soares e Rodrigo Rocha
Direção de Arte: Diego Vieira, Érico Braga, Pablo Lobo, Pedro Ricci
Atendimento: Alice Fairbanks e Antonio Corral
Gerente de Projeto: Kazuo Sugui
Mídia: João Dabbur, Camila Bertoli, Andreia Kalvon e Andre Sanches
Diretora RTV/Art Buyer: Marcia Lacaze
Produção Digital: Maisa Delgado, Sergio Costa, Caroline Pivato
Produtor Gráfico: Flávio Colella, João Ricardo
App: Bolha
Aprovação cliente: Bianca Senna e Larissa Mrozowski

Estúdio de animação: Le Cube
Direção: Ralph Karam
Produção Executiva: Gustavo Karam e Juan Manuel Freire
Produção: Juliana Millán e Ana Sieglitz
Direção de animação: Daniel Duche
Ilustração: Juan Barabani e Mau Lencinas
Animação: Daniel Duche, Diego Polieri, Israel Giampietro, Fernando Toninello, Guadalupe Vyleta, Martín Lara, Mau Lencinas
Assistência: Manuela Calderone, Yas Hanna, Juan Huarte, Guadalupe Vyleta
Composição: Ralph Karam e Nicolás Piccirilli
Produtora de som: Cachorro Loco

Vídeo Atletas
Produtora/Pós-Produção: Vetor Zero
Direção: Luiz Evandro, Coi Belluzzo
Produtora Executiva: Vandreia Ribeiro
Produtora de Som: A9
Maestro: Apollo 9

No Pulso do Brasil

/