arrow_backVoltar

Refettorio Gastromotiva no Rio

Ogilvy cria marca e identidade visual do projeto

05.08.16

A ONG Gastromotiva, que tem como objetivo promover a transformação social por meio da gastronomia, convidou a Ogilvy Brasil para criar a marca e a identidade visual do Refettorio Gastromotiva, um restaurante comunitário, além do site da iniciativa.

O projeto é resultante da parceria entre a Gastromotiva e o Food For Soul, do chef Massimo Bottura.

O local oferecerá refeições gratuitas para a população vulnerável durante e após os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e será inaugurado no dia 09 de agosto.

A agência conta que seu trabalho foi inspirado na principal missão do Refettorio Gastromotiva: o aproveitamento integral dos alimentos. A identidade visual quer traduzir este conceito, aproveitando partes da comida que normalmente seriam descartadas: cascas de bananas, laranjas e de outras frutas e alimentos tornaram-se protagonistas da comunicação do Refettorio.

Todos os dias, chefs convidados de todo o mundo e jovens talentos da Gastromotiva vão criar menus nutritivos a partir de ingredientes excedentes, não-manipulados, bons para consumo, doados ao Refettorio Gastromotiva.

Durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, esses ingredientes virão do excedente da pré-preparação do catering Behind, antes de irem para a Vila dos Atletas, Media Center ou para a força de trabalho dos Jogos Rio 2016.

Depois da Olimpíada, o Refettorio Gastromotiva seguirá recebendo doações de outros parceiros.

O modelo do Refettorio Gastromotiva - que faz parte da faz parte da Iniciativa Rio Alimentação Sustentável - é o mesmo do Refettorio Ambrosiano, criado por Massimo Bottura, onde mais de 65 chefs internacionais cozinharam com ingredientes vindos da Expo Milão, em 2015.

Entre os chefs confirmados para participar do projeto no Brasil estão Alex Atala, Claude Troisgros, Felipe Bronze, Quique Dacosta e Tomas Bermudez.

Ficha Técnica:

Agência: Ogilvy Brasil
Cliente: Refettorio Gastromotiva
Produto: Institucional
CEO: Fernando Musa
Diretor-geral: Luis Carlos Franco
VP de criação: Cláudio Lima
Diretor-geral de Criação: Félix Del Valle
Supervisor de Criação: Rogério Martins
Redatores: Rogério Martins e Gabriel Padilha
Diretores de Arte: Gustavo Bittencourt e Andre Castedo
Atendimento Offline: Ana Paula Perdigão, Mauro Frota e Erica Barreiros
Atendimento Online: Carina Blaas, Carolina Paboudjian e Raissa Santos.
Planejamento: Bruno Cunha e Stefano Zyngier
Mídia Offline: Thiago Rodrigues
Projetos Digitais: Renata Rollin
UXD: Marcela Coutinho e Flavia Goulart
Aprovação Cliente: David Hertz, Massimo Bottura, Cristina Reni, Mariane Maciel e Mariana Vilhena

Refettorio Gastromotiva no Rio

/