Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
JWT e Coca-Cola em ação focada no Natal
"Se você pudesse agradecer alguém realmente importante de uma forma inusitada, como seria?" Esta foi a questão que levou a Coca-Cola e a J. Walter Thompson a criarem a Máquina da Gratidão, uma vending machine às avessas. Ao invés de a pessoa só retirar uma Coca-Cola do equipamento, ela compra a garrafa, grava um vídeo especial de agradecimento e presenteia uma pessoa querida.
A mecânica de funcionamento é simples. O consumidor escolhe uma das três versões de garrafas de alumínio comemorativas, com imagens do urso da Coca-Cola –regular, Zero ou Stevia –, escolhe a quem vai presentar e grava um vídeo personalizado com vários filtros especiais de Natal. Para amplificar a ação, os vídeos poderão ser compartilhados nas redes sociais, integrando os pontos de venda com o meio digital.
Dez máquinas foram instaladas em lojas AM/PM dos Postos Ipiranga, em unidades da rede Carrefour e da rede Pão de Açúcar. Elas também serão levadas à shoppings centers em São Paulo.
A ação chegará também à televisão. A Máquina da Gratidão estará em programas comandados por apresentadores como Luciano Huck, Rodrigo Faro, Marcelo Adnet e Fábio Porchat. Em seus programas, eles vão demonstrar como funcionam as máquinas, tendo também a participação do público.
Ao produzir as máquinas, houve preocupação com o acesso para pessoas com deficiência, além de controle para adequação das câmeras de acordo com a altura do usuário.
“Buscamos inovar criando um projeto de design”, comenta Gustavo Lacerda, diretor de criação da J. Walter Thompson.
Gustavo e Nacho Mendiola, também diretor de criação da agência, lideraram o desenvolvimento da ação. O processo contou com uma equipe multidisplinar, que teve de consultoria de design a especialistas em user experience, além de um time de arquitetos.
“Construímos uma Máquina com longevidade que poderá ser usada em outras oportunidades, além da campanha de Natal”, completa Nacho.
Veja aqui filme que apresenta a ação, com Luciano Huck.
E aqui espie o videocase.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Coca-Cola
Produto: Institucional
Campanha: Natal 2016
Agência: J. Walter Thompson
Título: Máquina da Gratidão
CCOs: Ricardo John, Rodrigo Grau
ECD: Humberto Fernandez
Diretor de Criação: Gustavo de Lacerda, Nacho Mendiola
Direção de Arte: Caio Gandolfi, Pedro Ricci, Pablo Lobo
Redação: Diego Ferrite, Marcel Ares
Consultoria de Design: Rodrigo Maia
Direção e Produção de RTV: Marcia Lacaze
Gerente de projeto / Producer: Thiago Segundo, Daniel Rybak, Luciano Vilela
Atendimento: Felipe Giacon, Stefano Paduan
Mídia: João Dabbur, Camila Bertoli, Stella Lopes, Beatriz Guerzoni, Ligia Mattos, Juliana Magalhães
Planejamento: Gisele Bambace
Head of Digital: Maísa Delgado
Produção Digital / Creative Technologist: Sérgio Costa
Produtora de tecnologia: Índice.in
Agência técnica: CWI Software
Arquitetura de informação: Try e Índice.in
Aprovação do Cliente: Adriana Knackfuss, Marcelo Pascoa, Bianca Rosenberg, Vinicius Limoeiro, Erika Wolthers, Clara Castro, Carla Dart