Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
As marcas + bem faladas e comentadas em 2016
O Boticário, que lidera o ranking BrandIndex Buzz há três anos, mais uma vez encabeça a lista que elenca as marcas que tiveram o maior índice de buzz - as mais bem faladas e comentadas pelos consumidores brasileiros - no ano de 2016.
Elaborado pela Pointlogic e YouGov BrandIndex Brasil, o ranking deste ano também traz as marcas Netflix, Natura, Google, Nestlé, Facebook, Colgate, You Tube, Oral B e WhatsApp.
Em comparação com a lista de 2015, a marca Netflix foi a que mais cresceu em pontuação: seu score passou de 38,7 em 2015 para 55,9 no novo ranking.
O BrandIndex monitora marcas diariamente em 32 países. O estudo mede desde 2013 a percepção dos consumidores brasileiros sobre mais de 250 marcas em relação a 16 indicadores-chave, como lembrança espontânea, awareness, intenção de compra, recomendação, valor e desempenho geral.
As pontuações de marca nesse ranking são calculadas a partir do fator buzz. Foram compiladas as respostas dos consumidores à seguinte pergunta: "Se você ouviu falar de alguma marca nas últimas duas semanas, através da propaganda, notícias ou boca-a-boca, ela foi positiva ou negativa?".
A pontuação do índice de buzz vai de 100 a -100, subtraindo-se as percepções negativas das positivas. Quatro mil consumidores (em média) avaliaram cada uma das 250 marcas.
Confira abaixo o ranking das marcas mais bem faladas e comentadas pelos consumidores brasileiros em 2016:
Ranking das 10 marcas
Rank Brand 2016 Score
1 O Boticário 66,2
2 Netflix 55,9
3 Natura 52,2
4 Google 50,6
5 Nestlé 50,5
6 Facebook 49,9
7 Colgate 49,5
8 YouTube 49,4
9 Oral B 47,1
10 WhatsApp 47,0
RANKING POR CATEGORIA
Bebidas
1 Guaraná Antarctica 30,2
2 Coca-Cola 25,9
3 H2OH! 23,1
4 Del Valle 18,7
5 Ades 15,2
Automotivo
1 Chevrolet 37,5
2 Volkswagen 34,6
3 Honda 32,9
4 Fiat 30,3
5 Hyundai 30,0
Comunicação/ Mídia/ Tecnologia
1 Netflix 55,9
2 Apple 40,6
3 Samsung 34,5
4 Microsoft 30,1
5 Sony 28,7
Serviços Financeiros
1 Visa 26,2
2 Itaú 23,4
3 PagSeguro 22,3
4 MasterCard 22,0
5 Banco do Brasil 16,8
Comidas
1 Nestlé 50,5
2 Subway 33,5
3 Activia 28,7
4 Burger King 28,0
5 McDonald's 19,5
Produtos para cuidados do cabelo
1 Dove 39,1
2 L'Oréal Paris 34,5
3 TRESemmé 34,4
4 Pantene 32,1
5 Elseve 25,0
Internet
1 Google 50,6
2 Facebook 49,9
3 YouTube 49,4
4 WhatsApp 47,0
5 Instagram 33,3
Produtos para cuidados pessoais
1 Colgate 49,5
2 Oral B 47,1
3 Dorflex 31,5
4 Sensodyne 27,8
5 Close-Up 26,2
Produtos para cuidados com a pele e cosméticos
1 O Boticário 66,2
2 Natura 52,2
3 Avon 32,1
4 L'Oréal Paris 30,0
5 Nivea 29,4
Companhias aéreas
1 TAM 29,5
2 Azul 23,4
3 GOL 18,4
4 Emirates 9,1
5 Avianca 8,0
Leia anterior, com as marcas mais recomendadas pelo consumidor brasileiro (Brand Advocacy), aqui.