Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Projeto sugere o que de fato deve ser apagado na cidade
Em meios às discussões geradas pela operação "Cidade Linda", do prefeito João Dória, responsável por remover pichações e grafites na cidade de São Paulo, os criativos Yuri Dickson e Guilherme Coelho criaram o projeto "Apaga Isso", que quer gerar reflexões sobre o papel da arte urbana na cidade.
O projeto defende que o "grafite é uma arte democrática nascida e criada nas ruas" e que o que deveria ser apagado da cidade, de fato, são problemas como corrupção, impunidade, ódio, violência e preconceito.
O artista Fábio Q pintou cinco painéis, representando as questões que, segundo os idealizadores, "precisam ser apagadas dentro da cidade e da sociedade".
Um filme manifesto (assista abaixo) registra o processo criativo, a execução e o momento em que as obras que representam tais problemas são apagadas.
"Existe uma discussão em voga sobre o papel da arte urbana na cidade. Enquanto uns criticam a manifestação artística alegando vandalismo, outros acham que esse é o caminho para oferecer, de forma democrática, arte gratuita. Dentro deste contexto atual, mas com menor cunho político, levantamos a bandeira do que realmente precisa ser apagado: problemas reais", declaram os criativos.
A ação conta também com uma página no Instagram (@movimento_apagaisso), que convida as pessoas a colaborarem com fotos representativas de questões que devam ser apagadas da sociedade.