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Conta do Turismo das Filipinas deixa McCann
O Departamento de Turismo das Filipinas encerrou um relacionamento de aproximadamente seis meses com a McCann Philippines depois de uma controvérsia provocada por acusações de que a última campanha da agência plagiou um comercial da África do Sul.
O filme "Sights" (assista abaixo) foi supostamente inspirado pela verdadeira história de "um estrangeiro com deficiência visual que fez das Filipinas o seu lar". Depois de poucas horas da estreia do vídeo, um usuário do Reddit nas Filipinas acusou a peça de ser uma "cópia" de uma campanha criada em 2014 pela agência Ireland/Davenport para promover o turismo sul-africano (confira o comercial, seguido de "Sights", abaixo).
Ambos os enredos são focados em um homem que visita outro país e tem uma série de experiências exóticas, visualmente impressionantes. Ambos acabam por sutilmente revelar a deficiência visual de seus protagonistas, por meio de uma bengala retrátil, mostrada nos segundos finais.
Inicialmente, tanto o Departamento de Turismo quanto a McCann defenderam o trabalho, com a agência emitindo uma declaração: "We acknowledge the feedback that the way this story was told may have similarities with the South African tourism campaign. … We stand by the integrity with which this campaign was developed."
No entanto, depois, o Departamento de Turismo das Filipinas realizou uma coletiva de imprensa para anunciar que iria romper com a McCann e relançar processo de concorrência para escolha de outra agência de publicidade.
"No meio da controvérsia, o Departamento de Turismo espera uma desculpa pública da McCann sobre os comentários negativos que estamos recebendo devido às semelhanças flagrantes entre o filme da McCann e o da África do Sul, divulgado em 2014", disse Frederick Alegre, secretário assistente do Departamento de Turismo.
Com Adweek.