Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Watsons pede desculpas por comercial considerado racista
Um filme da rede de drogarias Watsons (assista aqui) provocou denúncias de racismo ao representar uma mulher com uma "face negra" como "indesejável".
O anunciante declarou que o comercial foi inspirado na lenda de Dayang Senandong, folclore malaio sobre uma "amaldiçoada senhora de pele negra, mas abençoada com uma bela voz".
No vídeo, um comerciante rico se apaixona por uma voz feminina encantadora. Seguindo o tom misógino típico de muitos contos de fadas, o valor de uma mulher está intimamente ligado à sua beleza. Então, o protagonista convoca todas as "belezas" da região para ajudá-lo a encontrar a misteriosa dona da voz.
Depois de muita tentativa e erro, ele ouve a voz e, ao tirar o véu da mulher, descobre que seu rosto é preto. Ele recua em estado de choque. Todas as outras mulheres no vídeo também ficam estarrecidas.
Mais tarde, revela-se que a "mocinha" da história tem, na verdade, pele branca. Ela diz ao comerciante que queria "testar sua sinceridade" pintando seu rosto. “I am not dark. In fact, I am flawless”, declara. Ele imediatamente a pede em casamento.
O público ficou indignado com o filme. Muitos internautas consideraram a peça racista e estão criticando-a nas redes sociais, chamando-a, entre outras coisas, de "nojenta". Outros convocam os consumidores a boicotar a marca em todo mundo.
A Watsons Malásia pediu desculpas publicamente pelo filme e retirou o vídeo da internet.
Com DesignTaxi e Daily Mail.