arrow_backVoltar

‘Informações duvidosas’

SBT muda tom de chamadas sobre reformas

06.07.17

O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) constatou que o SBT exibiu recentemente "chamadas publicitárias com informações duvidosas" sobre as Reformas Trabalhista e da Previdência, em curso no Brasil.

As mensagens veiculadas pela emissora entre abril e junho diziam: "o Brasil quebra se a reforma da Previdência não for aprovada" e "se não for feita a Reforma Trabalhista, você pode deixar de receber o seu salário".

"Trata-se de propaganda possivelmente sem base fática ou documental, (...) afirmativa de que sem a aprovação das reformas o país estará quebrado e o trabalhador ficará sem salário", avalia a procuradora Renata Coelho.

O SBT, então, assinou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo a exibir mensagens educativas e reflexivas sobre as reformas e suspender a veiculação das outras chamadas. Se descumprir o acordo, a emissora terá de pagar multa de R$ 10 mil por exibição.

O SBT esclarece que mensagens com "tom reflexivo" sobre o assunto (veja imagem abaixo) estão sendo mostradas nos breaks, desde o último sábado (01º).

Questionada pelo Clubeonline, a emissora respondeu: "O  Ministério Público não proibiu e sim recomendou a substituição das mensagens, sendo certo que o SBT retirou de forma espontânea, substituindo por outras  mensagens , incentivando o telespectador a buscar informações sobre o tema".

‘Informações duvidosas’

/