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Compra de espaço publicitário cresce no 1º semestre
Depois de registrar pequena retração na compra de espaços publicitários em 2016 (leia aqui), o mercado volta a apresentar números positivos na primeira metade do ano de 2017.
Segundo a Kantar Ibope Media, a compra de publicidade nos meios monitorados pela empresa alcançou o equivalente a R$ 61,9 bilhões, montante 2% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. O valor é baseado no espaço ocupado pelos anunciantes e na tabela de preço dos veículos, sem considerar descontos e negociações.
“Nos últimos cinco anos, em torno de 47% do total de compra de mídia foi realizada na primeira metade do ano. Portanto, se essa tendência se repetir, o resultado que estamos projetando para o restante do ano irá superar os números de 2016”, comenta Dora Câmara, diretora executiva comercial da Kantar Ibope Media.
Entre os meios monitorados, out of Home (OOH) e rádio tiveram os maiores crescimentos no período: 26% e 21%, respectivamente. Parte do incremento do meio rádio foi resultado da ampliação de praças monitoradas (inclusão de Florianópolis, Goiânia e Vitória). Além disso, o período de aferição diária foi ampliado neste ano, de 12 para 16 horas por dia.
A televisão (aberta, paga e merchandising) concentrou uma fatia de 73% de toda a verba distribuída entre os meios monitorados. Jornal e revista apresentaram o mesmo patamar de 2016: R$ 7,1 bilhões e R$ 2 bilhões, respectivamente (veja imagem abaixo).
Leia anteriores, sobre o ranking das agências do 1º semestre de 2017, aqui, e o ranking dos anunciantes do mesmo período, aqui.