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Nissin: exposição, campanha, Rock in Rio e food truck
O macarrão instantâneo é uma invenção dos tempos modernos. Conquistou tanta popularidade que tem direito a um museu e data comemorativa, que foi para o espaço, virou exposição e agora se prepara para adentrar o Rock In Rio com um Cup Truck, um food truck feito para os fãs dessa iguaria que nasceu no pós-guerra japonês.
No dia 25 de agosto de 1958, Momofuku Ando, aos 48 anos, colocou no mercado um produto que criara depois de ver filas de japoneses para comer lámen numa época em que havia poucos alimentos – afinal, o Japão enfrentava as duras consequências da Segunda Guerra Mundial. Era preciso inventar algo de rápido preparo e que pudesse alimentar as pessoas. Observando a mulher na cozinha, pensou em um método que fritasse a massa e a deixasse pronta para imediata reidratação. Desse modo surgiu o macarrão instantâneo, mais conhecido no Brasil como Miojo, marca adquirida pela Nissin Foods, empresa de Momofuku Ando.
Essa história faz parte da exposição The Originator, que está montada na Japan House, em São Paulo. A sala organizada pela Nissin e idealizada pela Dentsu foi aberta no dia 20 e exibe uma linha do tempo em que se destacam outras invenções de Ando, caso do Cup Noodles, que surgiu após uma visita aos Estados Unidos, e do macarrão que foi para o espaço (o space ramen foi consumido por um astronauta do Japão em 2005).
Até o domingo 27, os visitantes poderão conferir essa história, conferir produtos vendidos em outros países e também um vídeo da Momofuku TV, que é exibido no museu do Cup Noodles, no Japão, e que teve adaptação para o Brasil. Além disso, será servido o Chicken Lámen, o primeiro macarrão feito, que se difere dos produtos mais consumidos por aqui porque não tem o sachê de tempero (a massa já vinha temperada). A expectativa da empresa é atrair de 10 mil a 12 mil visitantes.
O Dia do Miojo é celebrado em 25 de agosto e serão feitas apresentações da história do produto nas unidades da Nissin na capital paulista, em Ibiúna e em Glória do Goitá, em Pernambuco. Consumidores que passarem por lá receberão receitas e irão interagir com os funcionários para conhecer mais do produto inventado por Ando.
Campanha
A Nissin aproveita a ocasião para lançar uma campanha, criada pela Santa Clara, em que destaca o lema “mais um”. Vivian Ebihara, gerente de marketing da Nissin Foods Brasil, conta que a ideia é mostrar que o miojo é um produto para a família ou para encontros com amigos. Pela praticidade, sempre é possível servir mais uma pessoa. Essa é a razão do novo mote. A comunicação será veiculada em TV aberta, paga, canais digitais e terá spot de rádio.
Cup Food e apoio ao Rock in Rio
O Brasil é o décimo mercado da Nissin, que está presente em mais de 80 países. Por aqui, são vendidas 2,3 bilhões de unidades ao ano. Mas há potencial para mais. Uma forma de conquistar novos consumidores, é promover a degustação de produtos em situações especiais. Para isso, a empresa criou o Cup Truck, um caminhão que começou a circular no mês passado. Em setembro, o foco estará no Rio de Janeiro, já que Nissin é um dos apoiadores do Rock in Rio. A empresa não revela muitos detalhes, mas terá um estande no festival para oferecer Cup Noodles ao público.
Segundo Vivian, o macarrão instantâneo é um alimento muito democrático. É consumido por grande parte da população. Já o Cup Noodles tem um target mais jovem, entre 18 e 24 anos.