arrow_backVoltar

Conar

Conselho recomenda alteração de filmes da própria entidade

15.09.17

O Conselho de Ética do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) recomendou a alteração dos filmes "Café da Manhã" e "Moda" (leia e assista aqui), criados pela AlmapBBDO para a própria entidade.

O processo foi aberto depois de cerca de uma dezena de reclamações (leia aqui). Os consumidores se queixaram de que a campanha "desmerece iniciativas em prol da diversidade e da tolerância", ao compará-las com questões de "gosto pessoal".

A defesa considerou que as reclamações foram "pautadas em percepção individual, num ambiente onde é cada vez mais difícil agradar a todos".

No entanto, o relator considerou que "as peças dão margem para que as pessoas se sintam ofendidas". "Respeito não combina com dar a entender que se discute gosto no mesmo nível de condição social, étnica ou sexual. Respeito é de fato separar uma coisa da outra. A lógica da campanha é correta, pertinente, louvável. No entanto, o resultado infelizmente não comunica a separação de questões esdrúxulas, ridículas, de gosto ou simples opinião daquelas questões que mobilizam parcelas significativas da sociedade e do mercado - cada vez mais marcas valorizam a diversidade, por exemplo", defendeu o relator, em seu voto.

Ele propôs a alteração dos filmes, de modo que seja eliminada a possibilidade de interpretação, por exemplo, de que diversidade de goiabas e diversidade étnica estejam no mesmo nível de importância.

A maioria dos conselheiros concordou com a argumentação do relator e, portanto, a recomendação é a de alteração dos comerciais.

Conar e AlmapBBDO informam que irão recorrer da decisão.

Conar

/